Biblioteca Pública, Casa da Cultura, Institucional, Museu | 19.02.14

Abertura Exposição O Samba Bate Outra Vez – Reminiscências dos Velhos Carnavais de Varginha

Aconteceu ontem, na Casa da Cultura, a abertura da Exposição “O Samba Bate Outra Vez – Reminiscências dos Velhos Carnavais de Varginha”. O objetivo da exposição é resgatar a memória dos antigos carnavais da cidade, mostrando os fatos relevantes que transcorreram nas últimas cinco décadas. Estão expostos históricos, fotos, estandartes, recortes de jornais, fantasias e demais objetos e documentos relativos ao Carnaval na cidade.

O projeto tem a contribuição e participação documental do ex-prefeito Eduardo Otoni, do secretário de turismo Aristides Ribas, do Dr. Luiz Henrique de Souza Pinto, de Claudio dos Reis Reinaldo (Mestre Claudião), da professora de artes Eliana Coimbra, da Sra. Geralda Francisca Costa e das escolas de samba de Varginha representadas pelos senhores Everton Wilson Ribeiro (Serrinha), Osvaldo Marcelino (Hora H), Anselmo Delfraro David (Coisa Nossa) e Carlos Eduardo da Silva Ribeiro (Vila Mendes), que foram homenageados durante o evento. Além dos homenageados, estiveram presentes o secretário de governo Leandro Acayaba e os vereadores Dr. Adilson Rosa, Rômulo Azevedo e Adilson de Oliveira.

Os convidados foram recebidos pelo Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha Prof. Francisco Graça de Moura que discursou a favor da cooperação entre os diversos setores, ressaltando a importância da aplicação do conceito de transversalidade, que possibilita a integração da política pública de cultura com as demais políticas públicas municipais.

O evento contou com a apresentação da Bateria Nota 10 da Vila Mendes, sob a regência de Dudu da Bateria, no Pátio da Casa da Cultura, que animou a todos que estavam presentes.

Hoje à noite a animação fica por conta do Grupo Samba da Hora, que se apresentará a partir das 19h30, no Pátio da Casa da Cultura, em evento aberto ao público.

No dia 26/02 acontecerão as oficinas de Máscaras de Carnaval, Técnicas de Percussão e Confecção de Instrumentos Reciclados para crianças e adolescentes. Mais informações sobre as oficinas no telefone 3690-2141, com Ernestina Maria.

A Exposição vai até o dia 07 de março, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira na Casa da Cultura – Praça Governador Benedito Valadares nº 141, Centro. Entrada gratuita.