Alunos conhecem patrimônio cultural e história de Varginha por meio de jogos

O projeto “Nosso Patrimônio, Nosso Tesouro” realizou a ação educativa “Brincando com o Patrimônio” para alunos do 3º e 4º ano da E. M. Domingos Ribeiro de Rezende entre os dias 21 e 23/05. A iniciativa da Prefeitura de Varginha, que é executada pela Fundação Cultural e pelo Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural (Codepac), tem o objetivo de trazer informações sobre o patrimônio cultural e a história de Varginha por meio de jogos.

O Tabuleiro do Patrimônio Cultural tem 40 m² e, à medida que os alunos vão acertando as respostas, eles vão avançando no jogo. As crianças jogaram após assistir às palestras ministradas pelos servidores da Fundação Cultural nos dias 07 e 08/05. “Agora tivemos a oportunidade de testar conhecimentos e aplicar aquilo que nós explicamos ao longo das palestras. Então, ao vivenciar o jogo tabuleiro, o aluno, além de trabalhar aquilo que ele aprendeu na palestra, pode caminhar sobre o patrimônio, sobre a história da cidade”, destaca Bianca Gomes da Costa, servidora da Fundação e que realizou a dinâmica dos jogos na escola.

“Eles acharam o tabuleiro super interativo e tiveram acesso a informações que não conheciam de maneira divertida. Eles aprenderam que preservar a história e o patrimônio cultural da cidade é importante para a própria história deles”, destaca Danielle Guimarães, arquiteta da Fundação Cultural e responsável pelo projeto. Para Maria Cecília Coli, diretora da E. M. Domingos Ribeiro de Rezende, “aprender de forma lúdica é tudo de bom! Os meninos se divertem e é um aprendizado que vai ficar para sempre”.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural e presidente do Codepac, destaca que esta é uma das ações para promover o patrimônio cultural de Varginha. “Estamos desenvolvendo uma série de ações para valorizar o nosso patrimônio. Além dos jogos, o Codepac ainda criou cartões postais, calendário e outras publicações que resgatam a história e a memória de nosso povo”, afirma.