Alunos do Ensino Médio fazem visita à Estação Ferroviária

Um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Pedro de Alcântara visitou na manhã desta segunda-feira (16) as dependências da Estação Ferroviária, onde funcionam a sede da Fundação Cultural e a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC).

A visita faz parte do projeto “A importância da ferrovia para o desenvolvimento do Sul de Minas” coordenado pelos professores Andreia Shimizu, de sociologia; Frederick Manso, de Física; e Wanderson Boareto, de História.

Os estudantes e os professores conversaram com escritor e presidente da AVLAC, José Roberto Sales, que explicou a eles a importância história do local para o crescimento de Varginha, não apenas econômico, mas também cultural e social. “Eles tiveram contato com a nossa história com o objetivo de desenvolver dentro deles esse sentimento de pertencimento a esta comunidade e esta partilha da identidade cultural varginhense”, afirma o presidente da Academia de Letras.

Além de ajudar na construção da identidade dos alunos, uma das propostas da iniciativa é trazer um engajamento cívico perante a sociedade. “Eu era um varginhense, sem ser varginhense! Eu não conhecia nada da história daqui. E agora sabendo como é, eu dou muito mais importância atualmente para minha cidade. Dá um zelo muito maior”, afirma Pedro Henrique Tavares, de 17 anos.

“É uma forma da Academia contribuir com a sociedade como todo por meio da formação destes alunos que são o futuro da cidade”, explica o professor Wanderson Boareto, que também faz parte da Academia Varginhense de Letras.

Para João Paulo de Oliveira Silva, diretor da Escola, a iniciativa tenta traduzir para o estudante a questão da valorização do nosso espaço. “A partir do momento que eu conheço a cidade, as suas histórias, as suas raízes, eu consigo gostar mais, valorizar mais e entender mais o seu crescimento”, reforça João Paulo de Oliveira Silva.