Agenda, Capacitação, Institucional, Patrimônio Cultural | 27.06.14

Apresentação Projeto de Revitalização da Praça Dom Pedro II – Jardim do Sapo

No dia 26 de junho, a Fundação Cultural de Varginha apresentou a toda população Varginhense o Projeto de Revitalização da Praça Dom Pedro II – Jardim do Sapo, no Auditório da Paróquia do Mártir São Sebastião.

A Praça Dom Pedro II, antiga Praça do Pretório, surgiu em 1910 e era utilizada como um dos passos da Via Sacra. Passou por remodelação por volta de 1915, onde foram construídos jardins, coreto e um lago artificial onde apareceram vários sapos, dando origem ao carinhoso nome de Jardim do Sapo, que perdura até hoje. Desde o início de sua história, a praça foi palco de bandas, quermesses, namoros e demorados passeios perpetuando o ritual da tranquilidade e do descanso.

O Projeto tem o intuito de resgatar, através da revitalização deste espaço, a integração cidadão – cidade, a memória e a singularidade da praça, melhorando, dessa forma, o relacionamento do cidadão com a cidade e consequentemente criar uma relação de zelo e preservação do espaço público. Revitalizar a Praça Dom Pedro II é um meio para que ela se torne ambiente de convivência entre os moradores, cartão postal da cidade e também veículo de promoção de consciência e educação ambiental.

Seguem abaixo o Projeto e as fotos do evento:

REVITALIZAÇÃO DOM P. II