Casa da Cultura, Institucional, Lei de Incentivo à Cultura, Museu | 20.01.14

Associação dos Amigos da Casa da Cultura

Aconteceu ontem, dia 22 de janeiro, na Casa da Cultura, a primeira reunião da Comissão que elaborará o estatuto para a criação da Associação dos Amigos da Casa da Cultura.

Comissao Amigos1A reunião presidida pelo diretor superintendente da Fundação Cultural Prof. Francisco Graça de Moura contou com a participação do colecionador Juarez Demétrio Frade, do vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, do secretário de governo e autor da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Leandro Rabelo Acayaba de Rezende, do escritor José Roberto Sales, da diretora do Museu Anny Meiry Ramos, da produtora cultural Ana Luiza Romanielo e da bibliotecária Ernestina Dantas.

Durante a reunião, o Prof. Francisco Graça de Moura falou sobre o pioneirismo da iniciativa no município, e destacou: “É fundamental a parceria e a participação da sociedade civil na implantação das políticas públicas de cultura. A participação das instituições da sociedade civil asseguram a busca e a captação de recursos do empresário praticante da responsabilidade social cultural, do mecenato e das múltiplas fontes de captação de recursos provenientes da renuncia fiscal”.

A Associação dos Amigos da Casa da Cultura terá como finalidade mobilizar o empresariado local para o investimento em cultura, através de renúncia fiscal ou do mecenato, exercendo a responsabilidade social cultural. Outro propósito é constituir um quadro permanente de colaboradores que possibilite manter as atividades da Casa da Cultura, alavancando o desenvolvimento cultural da cidade e integrando os esforços do município, Fundação Cultural e sociedade civil.