Agenda, Casa da Cultura | 15.10.14

Casa da Cultura recebe exposição de arte sacra de Zanya Gazola

Convite Zanya Gazola 15 10 2014Entre os dias 15 de outubro e 07 de novembro, a Casa da Cultura de Varginha recebe a exposição de Zanya Gazola. A artesã utiliza gesso, madeira, tintas e tecidos para compor seus trabalhos por meio de diferentes técnicas. São cerca de 200 peças que compõem a exposição, com predominância da arte sacra e religiosa.

Deve-se distinguir entre arte religiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto e, portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo “arte sacra”.

A “arte sacra” é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja, para o culto divino. A arte sacra é necessária que seja compreensível, ou seja, que sirva de ensinamento, porque é uma “teologia em imagens”. Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos.

Exposição Zanya Gazola 15 10 2014 (foto Agnaldo Montesso)

Os artesãos da arte santeira, como Zanya Gazola, apresentam a habilidade em talhar imagens em madeira e a delicadeza em manter a simplicidade nas peças que expressam uma visão de mundo. Como tradição cultural, a arte santeira é um dos mais significativos braços da cultura popular. Ela consiste em esculpir as pequenas imagens de santos ou os ex-votos, que são peças que simbolizam diferentes partes do corpo, geralmente para marcar o pagamento de alguma promessa ou a concessão de alguma graça por parte do santo protetor.

Serviço

Horário: das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta.
Local: Casa da Cultura – Praça Governador Benedito Valadares nº 141, Centro.
Entrada gratuita.