História

A Biblioteca Pública Municipal Deputado Domingos de Figueiredo foi criada em 29 de novembro de 1960, através da lei Municipal nº 306, sancionada pelo então Prefeito José Resende de Paiva.

Foi fundada em 18 de agosto de 1962 e funcionou a princípio no prédio nº 56 da Praça Pinto de Oliveira, com um acervo de pouco mais de 1.000,00, adquiridos por meio de doações e compra pela prefeitura, e com duas funcionárias para atendimento.

Em “9 de Junho de 1964” o prefeito José Braga Jordão sancionou a lei nº 403 que deu-lhe a denominação.

No governo do Dr. Jaci de Figueiredo, a biblioteca foi transferida para o velho prédio onde funcionava a Prefeitura Municipal, onde permaneceu por mais de quatro anos.

O Prefeito Dr. João Eugênio do Prado, verificou a necessidade de dar a Biblioteca um prédio próprio onde ela pudesse ser bem instalada. Construiu e foi inaugurada em “7 de outubro de 1972”. Era um prédio com três pavimentos onde a Biblioteca funcionava no último andar com instalações modernas dando aos seus consulentes maior conforto.

No governo do Prefeito Aloísio Ribeiro de Almeida o acervo da mesma estava com cinco mil e oitocentos e cinquenta e cinco volumes registrados e o funcionamento era nos seguintes horários: 8:00 às 12:00 com intervalo para almoço e das 13:00 às 21:00. ‘

No governo do Prefeito Antônio Silva foi nomeada a bibliotecária Eliana Cristina Costa, no ano de 2000.

No governo do Prefeito Mauro Tadeu foi nomeada a bibliotecária Miriam Dande dos Santos, em 2002. Neste ano a Biblioteca possuía um acervo de 16.318 no total; com o funcionamento das 7:00 às 17:00 horas que vigorou até o ano de 2005.

A partir do ano de 2003 a Biblioteca Pública Municipal começa a funcionar já em novo endereço à rua presidente Antônio Carlos, nº258. Antigo Forum (Palacete Vila Vica – Prédio tombado e passado a escritura para a Câmara Municipal de Varginha em 17 de março de 1924).

Em Junho de 2004 foram instalados quatro microcomputadores para viabilização do funcionamento de Internet gratuita ao cidadão público na Biblioteca.

A Inauguração oficial da Biblioteca no referido prédio foi realizada em junho de 2004.

Em 2005 o Sistema de Empréstimo da Biblioteca foi automatizado. Neste ano também o acervo começou a ser reestruturado, sendo com lançamentos literários.

Em novembro de 2008,na gestão do Prefeito Eduardo Antonio Carvalho “Corujinha” a biblioteca mudou-se para a Estação Ferroviária situada a Praça Matheus Tavares nº99, provisoriamente.

Em 23 de agosto de 2009, foi ligada a rede de comunicação interna da Prefeitura, o KOPETE que agiliza os trabalhos facilitando a interação entre a biblioteca e as secretarias. Também foi ligada a internet Municipal com um E-mail: [email protected] Em 23 de agosto de 2009 a biblioteca foi contemplada com um programa que facilita a automação dos trabalhos da biblioteca interagindo setor de empréstimos com serviços técnicos. O Sistema PHL.

A partir de 2012, sob a Chefia da Bibliotecária Ernestina Maria Pereira Campos Dantas, foi instalado o sistema de cadastramento de livros, software gratuito BIBLIVRE, que conta com acervo cadastrado de 6.000 livros até o momento, Seção Infantil, Seção Infanto Juvenil, Acervo diversificado, Área para estudo, Seção de acesso à internet, Serviços de Orientação à consulta, indexação e normalização.