Circo SESI apresenta “A Saga do Sertão: A força de quem faz”

Apresentação em Varginha acontece por meio da parceria com a Fundação Cultural. Tema é uma homenagem à obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e tem entrada gratuita

Depois de se apresentar em mais de 120 cidades mineiras e encantar 145 mil pessoas, o Circo SESI chega a Varginha no próximo dia 08 de setembro, com o espetáculo “A Saga do Sertão: A força de quem faz”. A apresentação acontece às 20h na Praça do ET com entrada gratuita. A passagem pelo Sul de Minas marca o encerramento da turnê deste espetáculo que viajou durante os últimos três meses por 16 cidades mineiras e foi assistido por 23 mil pessoas.

Em seu terceiro ano de atuação, o projeto, iniciativa do SESI/FIEMG, realiza além do grande espetáculo, três intervenções artísticas que circulam paralelamente por Minas Gerais. Em cena, 09 atores, 06 artistas circenses, 03 músicos e bonecos atuam, cantam, fazem acrobacias e malabarismos para contar a história da chegada de uma indústria na pequena cidade em que vivem Fabiano, sua família e a cachorrinha Baleia. Homenageando a obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, A Saga do Sertão: A força de quem faz evoca a dura realidade dos personagens, mas com uma abordagem lúdica.

“A Saga do Sertão: A força de quem faz” acontece na terça-feira, dia 08 de setembro, às 20h, com entrada franca. É uma homenagem à obra literária "Vidas Secas", de Graciliano Ramos Conta com 9 atores, 6 artistas circenses, 3 músicos e bonecos, que atuam, cantam, fazem acrobacias e malabarismos.
“A Saga do Sertão: A força de quem faz” acontece na terça-feira, dia 08 de setembro, às 20h, com entrada franca. É uma homenagem à obra literária “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos Conta com 9 atores, 6 artistas circenses, 3 músicos e bonecos, que atuam, cantam, fazem acrobacias e malabarismos.

Terceira grande produção do Circo SESI, o espetáculo coloca em foco a família e sua relação com o ambiente industrial. O texto destaca a importância de o industriário incorporar também em casa os cuidados adotados no ambiente de trabalho para evitar acidentes. Composta exclusivamente pelo músico Kiko Klaus, a execução musical acompanha toda a apresentação ao vivo, e ainda conta com a presença de recursos como o teatro de sombras e a manipulação de bonecos, que fascinam os espectadores e conquistam o público.

Com coordenação artística de Samira Ávila, a montagem traz a tríade de diretores Fernando Bustamante (direção geral), Kiko Klaus (direção musical) e Gustavo Machado (direção coreográfica e diretor assistente) e atuação do humorista, ator e músico Tino Gomes. Tino é velho conhecido do público mineiro por seus “causos” no teatro e participações em novelas, minisséries e filmes. A ficha técnica conta ainda com os premiados Ed Andrade, na cenografia, Wanda Sgarbi, nos figurinos e o bonequeiro Eduardo Félix.

O Circo SESI
Em seu terceiro ano de atuação, o Circo SESI, idealizado pelo SESI/FIEMG, já foi apresentado em mais de 275 espaços, entre escolas, teatros, praças e demais locais públicos além de mais de 360 indústrias por toda Minas Gerais, sempre de forma gratuita. Em sua primeira edição, o projeto estreou o grande espetáculo Tempos de Transformação (2013), que contou um pouco sobre a história da indústria.

No ano passado, o universo industrial ganhou abordagem mítica com Ai Meu Zeus! Os deuses na indústria (2014). Além do Grande Espetáculo, o projeto circula, paralelamente, com três intervenções: Indústria e Mercado de Trabalho, SST (Segurança e Saúde no Trabalho) e Escola Móvel. Em todas as suas ações a linguagem circense, o teatro e a música são caminhos para entreter e informar conceitos relacionados à saúde, segurança, valorização da indústria e capacitação profissional. No total o projeto já percorreu 120 diferentes cidades mineiras e atingiu 145 mil pessoas!

A Saga do Sertão: A força de quem faz
Data: 08 de setembro (terça-feira)
Local: Praça do ET
Entrada Gratuita