Classe Artística define lista tríplice para escolha de representante no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural

Na noite desta terça-feira (16/04), 60 representantes dos mais diversos segmentos da comunidade artística de Varginha se reuniram no Theatro Capitólio para a escolha do novo membro que representará a categoria no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural na Gestão 2019-2021. Dentre os 10 candidatos que participaram da eleição, os três mais votados foram o diretor de teatro e escritor, Rubens de Ananias Soares; o ator Lauro César Santiago Sarto e a atriz Érika Aparecida Ireno Tobias.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “foi uma noite gratificante para todos nós da Fundação Cultural. Recebemos dezenas de artistas que participaram dessa eleição democrática, justa e transparente. Qualquer um dos votados que for o membro escolhido pelo prefeito será muito bem-vindo ao Conselho.”

Rubens de Ananias Soares foi o mais votado, com 12 votos. “Eu vi que é uma responsabilidade tentar fazer o melhor, porque o pessoal sentiu que está no sangue essa arte que a gente representa em Varginha”, disse o diretor de teatro e escritor.

“Quero parabenizar a Fundação Cultural pelo evento, que mostrou que todo trabalho vem sendo feito com grande transparência e maestria”, destacou o ator Lauro César Santiago Sarto, que obteve 9 votos e ficou em 2º lugar.

Em 3º lugar, com 8 votos, ficaram empatadas as atrizes Érika Tobias e Rossana Ippólito. Após a consulta à plateia, Érika foi a escolhida. “Para eles terem confiado em mim, é porque naqueles três minutos sentiram que eu quero mudança, quero fazer com que a vida seja mais cheia de arte, de cor, uma vida alegre e feliz. Acredito que o teatro, a dança, o artesanato conseguem passar essa mensagem”, afirmou Érika Tobias.

A Câmara de Vereadores de Varginha foi representada pelo presidente Dudu Ottoni. Segundo ele, “foi um processo democrático, em que todos puderam votar. Foram eleitos pela classe aqueles que fazem um belo trabalho na arte e na cultura de nossa cidade”.

O prefeito Antônio Silva não pôde comparecer à cerimônia, mas fez questão de gravar um vídeo que foi exibido aos artistas. Ele lembrou que a eleição para o representante da classe artística no Conselho Deliberativo começou a ser feita na primeira gestão dele, em 1989. “Eu me sinto muito feliz e gratificado. Fizemos a escolha dessa maneira democrática e foi realmente algo bem-sucedido e que se perpetuou ao longo de todos esses anos”, ressaltou o prefeito.

A lista tríplice será encaminhada ao prefeito, que definirá quem será o novo membro. Além do representante da classe artística, o conselho é composto por dois membros representantes do Poder Legislativo e dois escolhidos pelo Poder Executivo. De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie.

Assista ao vídeo com a fala do prefeito Antônio Silva:

Veja as fotos da eleição: