Institucional | 08.08.13

Conferência Municipal de Cultura acontece nesta sexta

“Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura” é o tema da 3ª Conferência Municipal da Cultura que a Fundação Cultural de Varginha promove nesta sexta-feira, 09/08, a partir das 8h, no auditório da Associação Comercial. O evento será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

Conferência Nacional de Cultura

A conferência reunirá o que tem de mais representativo das comunidades cultural e educacional e será alavancada por um material técnico e didático de alto nível.

A abertura do evento contará com a homologação do regimento interno pelo plenário da Conferência, seguida da implementação do Sistema Municipal de Cultura – Cidadania e Direitos Culturais, Cultura e Desenvolvimento. Pela manhã, serão ainda debatidos a produção simbólica e diversidade cultural e a preservação, velamento e restauração do patrimônio arquitetônico e cultural tombado do município de Varginha. O enfoque especial será no Theatro Capitólio, Museu Municipal, Estação Ferroviária e Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo).

Na parte da tarde, os membros efetivos da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha receberão o documento denominado “Avaliação institucional, sistêmica e operacional da política pública de cultura do município de Varginha”, abordando as diretrizes gerais, os princípios básicos, o foco e os projetos estruturantes do plano de desenvolvimento cultural sustentável do município (em plena execução), instrumento e mecanismos de polarização e irradiação da política pública municipal de cultura.

A etapa regional da Conferência Municipal de Cultura deverá acontecer até o dia 15 de setembro de 2013 e a III etapa Estadual e Distrital, até o dia 29 de setembro de 2013.