Institucional | 25.05.15

Cronograma de trabalho 2015

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES, EVENTOS E EMPREENDIMENTOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA PARA 2015.

  

MAIO

No dia 29, às 10 horas, inauguração da Revitalização da Biblioteca Pública Municipal, integrante da Casa da Cultura de Varginha, com a inclusão neste equipamento cultural da Biblioteca Virtual / Lan House Comunitária, do novo e moderno mobiliário e do novo acervo de livros com as principais edições de 1980 até a data de 31/01/2015.

JUNHO

1) Início das obras e serviços do Centro de Formação Tecnológica, que será instalado em espaço da Estação Ferroviária e que será o mais avançado equipamento de formação, habilitação e instrumentalização nas mais avançadas tecnologias da internet e da comunicação do Sul de Minas;

2) Início das obras e serviços do Corredor Cultural, com o cercamento da Estação Ferroviária e seu entorno com gradis artísticos, implantação de piso ecológico entre os trilhos, colocação de refletores e câmeras de segurança, ou seja, será o grande centro de eventos culturais, além de ser uma obra inédita e pioneira.

 

JULHO

Inauguração no calendário cultural e turístico de Varginha dos CONCERTOS DE INVERNO, no dia 04 de Julho, com a presença da Nova Camerata de Ribeirão Preto, sob a referência do renomado Maestro Reginaldo Nascimento, que apresentará pela primeira vez um concerto inédito: “O Repertório das Músicas dos Beatles Transposto para o estilo Barroco”. A cidade de Varginha terá o privilégio de abrigar este concerto emblemático e impactante.

 

AGOSTO

No dia 08, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Varginha – ACIV, das 14 às 18 horas, realização doENCONTRO EMPRESARIAL PARA INVESTIMENTO EM CULTURA, com a presença das 30 maiores empresas de Varginha, com o objetivo de motivá-las, sensibilizá-las, conscientizá-las e orientá-las da importância de investir em cultura através das leis de incentivo fiscal, adotando projetos e/ou  grupos culturais, diretamente. Das 30 empresas presentes, 15 serão motivadas a adotarem a formação de 15 Bandas Escolares de escolas públicas e 15 serão sensibilizadas a adotarem 15 Folias de Reis. O projeto de formação de Bandas Escolares será desenvolvido em parceria com o Conselho da Juventude de Varginha. Ainda, em Agosto, será iniciada a segunda fase do processo de digitalização da TV Princesa, que deverá ser executado até 31/12/2015.  Ainda, em agosto, será iniciada  segunda fase do processo de digitalização da digitalização da TV Princesa, que deverá ser executado até 31/12/2015.

 

SETEMBRO

Realização, em data a ser definida, do Primeiro ENCONTRO DE MÚSICA SERTANEJA DE RAIZ, sob a liderança do apresentador, promotor e empreendedor Demarço, com a participação dos cantores, duplas e conjuntos da música sertaneja de raiz de Varginha e região. Ainda em Setembro, acontecerá o lançamento do livreto com a história e as letras das músicas interpretadas pelas Folias de Reis e o lançamento do CD de 12 faixas com as músicas típicas e próprias cantadas pelas diversas companhias. Edição da Fundação Cultural/Casa da Cultura. Será a concretização sonhada do Projeto Folia de Reis.

 

OUTUBRO

Semana da Cidade, com a inauguração do Corredor Cultural e apresentação dos seguintes eventos no espaço deste equipamento cultural (Estação Ferroviária e entorno):

1) Apresentação do famoso Grupo Giramundo, com o espetáculo o Circo na Praça, inaugurando a parceria Fundação Cultural/Empresa de Transporte Gardênia para implantação do projeto Circuito Cultural Gardênia no Sul de Minas;

2) Apresentação do projeto CINEMA INFLÁVEL, coordenado pelo grande ator e vitorioso diretor de cinema Selton Melo, com a exibição de premiados filmes brasileiros, em imensa tenda inflável, tal como acontece no famoso Festival de Cinema de Tiradentes, onde o referido projeto foi apresentado. Ainda em Outubro, será entregue às Folias de Reis cadastradas noSistema Municipal de Cultura o apoio cultural financeiro para que possam aplicar em instrumentos, vestimentas, adornos e outros itens necessários a que se apresentam com garbo e dignidade.

3) Planejamento e providências para a organização e execução da 2ª FEIRA NATALINA DE ECONOMIA CRIATIVA, que acontecerá na Semana do Natal.  Além dos preparativos para os Concertos Sinfônicos de Natal.

 

DEZEMBRO

Realização da 2ª FEIRA NATALINA DE ECONOMIA CRIATIVA, de 19 a 24 de Dezembro, com exposição artesanal de produtos próprios para a época, shows e praça de alimentação. O evento já se tornou uma tradição. Ainda, em Dezembro, voltarão os Concertos Sinfônicos do Natal no Theatro Municipal Capitólio. Estes eventos já estão sendo objeto do planejamento estratégico antecipatório da Fundação Cultural.

 

O ANO INTEIRO

Independente do Cronograma aqui enfocado, prosseguirá às Quintas-feiras a apresentação do projeto Quinta da Boa Música e aos Domingos a apresentação do projeto Seresta na Praça. A CASA DA CULTURA prosseguirá com a sua intensa programação de Oficinas Culturais, exposições de artistas plásticos, palestras e lançamentos literários, mantendo o elevado nível de suas promoções.

 

Em 25 de Maio de 2015.

Francisco Graça de Moura

Diretor Superintendente