Encontro de Folia de Reis de Varginha será no domingo, dia 15

A Prefeitura de Varginha informa que o Encontro Anual das Companhias de Reis será no domingo, dia 15. Uma realização da Fundação Cultural, o evento, que já faz parte do calendário cultural do município, está em sua segunda edição, depois que a administração Antônio Silva/Vérdi Melo resgatou a tradição das conhecidas Folias de Reis que estavam ameaçadas de extinção. Hoje o município destina recursos financeiros para os grupos, o que permite adotar novas vestimentas e a manutenção de instrumentos.

Este ano vão participar do Encontro 21 Companhias. A programação terá início, a exemplo do que ocorreu ano passado, com uma missa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, às 14h, uma celebração marcada pelo respeito e reverência dos marungos que saúdam o Menino Jesus. Em 2016 a Matriz ficou lotada e a expectativa é que o público seja ainda maior esse ano, devido à repercussão positiva da última edição. Logo após, as Companhias vão seguir para a Concha Acústica onde farão as apresentações.

Os embaixadores vão proclamar tradicionais versos, os músicos apresentarão canções típicas e os marungos dançarão, inclusive “cortarão a jaca” – expressão usada pelas Folias.

O prefeito Antônio Silva e o vice Vérdi Melo e o diretor Superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, convidam toda a população para o Encontro.

Companhias de Reis participantes:

01 Santo Expedito

02 Cardoso e Amigos