Institucional | 13.01.17

Encontro de Folia de Reis de Varginha será no domingo, dia 15

A Prefeitura de Varginha informa que o Encontro Anual das Companhias de Reis será no domingo, dia 15. Uma realização da Fundação Cultural, o evento, que já faz parte do calendário cultural do município, está em sua segunda edição, depois que a administração Antônio Silva/Vérdi Melo resgatou a tradição das conhecidas Folias de Reis que estavam ameaçadas de extinção. Hoje o município destina recursos financeiros para os grupos, o que permite adotar novas vestimentas e a manutenção de instrumentos.

Este ano vão participar do Encontro 21 Companhias. A programação terá início, a exemplo do que ocorreu ano passado, com uma missa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, às 14h, uma celebração marcada pelo respeito e reverência dos marungos que saúdam o Menino Jesus. Em 2016 a Matriz ficou lotada e a expectativa é que o público seja ainda maior esse ano, devido à repercussão positiva da última edição. Logo após, as Companhias vão seguir para a Concha Acústica onde farão as apresentações.

Os embaixadores vão proclamar tradicionais versos, os músicos apresentarão canções típicas e os marungos dançarão, inclusive “cortarão a jaca” – expressão usada pelas Folias.

O prefeito Antônio Silva e o vice Vérdi Melo e o diretor Superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, convidam toda a população para o Encontro.

Companhias de Reis participantes:

01 Santo Expedito

02 Cardoso e Amigos

03 Reis do Oriente

04 Estrela Brilhante

05 Imaculada Mãe dos Anjos

06 Lenço Preto

07 Nossa Senhora da Guia

08 Nossa Senhora do Rosário

09 Nossa Senhora do Carmo

10 Rei dos Reis

11 Sagrada Família

12 Sagrado Coração de Jesus

13 Santa Cruz

14 São Benedito

15 São João Batista

16 São Joaquim

17 São Jorge

18 São José

19 São Lázaro

20 São Marcos

21 Irmãos da Fé