Espetáculo gratuito acontece nesta quarta-feira na Praça da Fonte com patrocínio da Petrobras

“A Pereira da Tia Miséria”, premiado espetáculo da Cia. Teatral Núcleo Ás de Paus, de Londrina/PR, será apresentado nesta quarta-feira (29/05), às 18h, na Praça da Fonte. A apresentação é gratuita e vai ter tradução simultânea em libras, além de visita tátil para a acessibilidade de públicos com deficiências auditiva e visual.

A companhia leva para o espaço público a dramaturgia de Luan Valero baseada em um conto popular espanhol, que narra a história da “Miséria”, uma velha que se perdeu de seu filho “Fome” e vive à espera de seu reencontro.

Figuras alegóricas como a Miséria e a Morte são personificadas em cena e, junto às outras, dão vida a este universo fantástico e, paradoxalmente, realista. Além de apresentar elementos populares como a perna de pau e o texto em rima, o espetáculo é realizado na rua, lugar que já proporcionou ao grupo grandes aprendizados por ser repleto de espontaneidade e sutilezas.

 

A apresentação faz parte do projeto “Circulação Teatral pelo Interior de Minas Gerais”, que foi contemplado pelo edital de circulação da Petrobras Distribuidora, que visa difundir as artes cênicas pelo país e foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet) e do Governo Federal.

A realização é do Núcleo Às de Paus e Ibirá Cultural e conta com o apoio do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, Avesso Produções e Tiradentes em Cena. Em Varginha, o apoio é da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo e Comércio.

O espetáculo “Pereira da Tia Miséria” já trouxe diversos prêmios para o Núcleo Às de Paus. Entre eles, o mais tradicional do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul, em 2011, ano em que a peça foi vencedora nas categorias melhor espetáculo, melhor figurino para Alex Lima e melhor ator, para Guilherme Kirchheim. No mesmo ano, ganhou os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor figurino e melhor ator no Festival de Teatro de Limeira.

Em 2013, o grupo viajou o Brasil através do Palco Giratório, do SESC, e em 2014, o grupo ganhou o Prêmio Funarte com o projeto Emaranhado – Jornada teatral em busca de riquezas esquecidas entre o Grajaú e o Parnaíba. Em 2015, com o projeto Na Casa dos Ancestrais, o grupo ganhou o Prêmio Myriam Muniz, realizando uma circulação teatral por 11 terras indígenas do Paraná e Santa Catarina.

 

A Companhia

 

A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus surgiu em 2008 com a união de jovens artistas que tinham interesse em construir uma pesquisa teatral a partir de um viés colaborativo, incentivando o compartilhamento das funções de atuação, direção e produção nas criações artísticas.

A investigação teatral do grupo se caracteriza pelo trabalho vocal, através de uma pesquisa sobre canções populares de diferentes culturas; e pelo trabalho com pernas de pau, máscaras, bastões e muletas. O grupo busca investigar estes elementos enquanto prolongamentos das potências do corpo do ator e da atriz no ato teatral, seja em espaços fechados ou ao ar livre.

A companhia tem em sua trajetória três espetáculos: A Pereira da Tia Miséria (2010), Singra (2013) e DONANTÔNIA (2016) e, desde a sua fundação, viajou por mais de 20 estados brasileiros.

 

Oficina

 

A oficina O Corpo Coletivo é direcionada a estudantes e professores da rede pública de ensino. A vivência é composta por dinâmicas teatrais presentes na pesquisa da companhia, como cantos populares e danças circulares, e o foco é estimular a capacidade criativa de cada participante, para que conquistem a autonomia quando inseridos em um contexto de construção coletiva. Serão ofertadas 40 vagas em cada cidade e a duração da oficina é de 4 horas.

 

Serviço

Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos

Tiradentes-MG
Data: 25 de maio
Local: Largo das Forras
Horário: às 17h

Varginha-MG
Data: 29 de maio
Local: Praça do ET
Horário: às 18h

Mariana-MG
Data: 04 de junho
Local: Praça Gomes Freire
Horário: às 10h

Ficha técnica
Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Direção: Núcleo Ás de Paus
Texto: Luan Valero
Concepção e Direção Musical: Eric D’Ávila
Figurinos: Alex Lima
Cenografia e Bonecos: Rogério Francisco Costa e Alex Lima
Elenco: Adalberto Pereira
André Demarchi
Camila Feoli
Luan Valero
Luana Rodrigues
Thunay Tartari

Contrarregra: Rogério Francisco Costa
Assessoria de Comunicação: Claudia Silva
Projeto Gráfico: Studio Lasca
Arte a partir da fotografia de Fábio Alcover
Registro: Arthur Ribeiro

Tradução/Interpretes de Libras:
Tiradentes: Andréa Martins
Varginha: Cássio Vasconcelos
Mariana: Luana Dias

Produção Local

Tiradentes: Nina Capel – Gestão Cultural
Varginha: Fundação Cultural de Varginha
Mariana: Avesso Produções

Coordenação de Produção: Rogério Francisco Costa / Ibirá Cultural – Produções Artísticas

Sinopse de “A Pereira da Tia Miséria”
“A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.”