Agenda, Corredor Cultural, Patrimônio Cultural | 23.08.17

Este Sábado tem Banda na Estação

Apresentações da Banda de Concerto e Big Band do conservatório 

A Fundação Cultural de Varginha confirma neste sábado, dia 26/8, às 10h, na plataforma de embarque da Estação Ferroviária, apresentação musical pela Banda de Concerto e Big Band do Conservatório Estadual de Música de Varginha.

A apresentação faz parte da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2017, realizada em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA e com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha-CODEPAC , com apoio e parceria do Conservatório Estadual de Música de Varginha.

Segundo o pesquisador Claudio Martins e a Arquiteta Urbanista Danielle Guimarães do CODEPAC, “A Jornada que acontecerá de 21 a 30 de agosto deste ano e tem como objetivo despertar o interesse na população pela nossa história e pela preservação dos bens patrimoniais assim como promover e fomentar movimentos culturais em espaços públicos através da música mineira, regional e local”.

Para os Professores do Conservatório Mauricio José de Souza, trombonista e coordenador da Big Band e Rocival Alves, saxofonista e Regente da Banda de Concerto do Conservatório, serão duas horas de músicas instrumentais de variados estilos e interpretadas por uma seleção de alunos e Professores. O trabalho é um resultado daquilo que ensinamos em sala de aula, e nada melhor que a prática musical em conjunto para fomentar e resgatar o gosto por outros estilos, mas acima de tudo levar nossa arte e nossa música para a comunidade.

Já o novo Diretor do Conservatório Maestro Cassiano Maçaneiro comenta que uma das propostas e finalidades principais de sua gestão será levar música para a comunidade e gradativamente ocupar todos os espaços públicos da cidade com muita cultura.

Leandro Acayaba, Superintendente da Fundação Cultural afirma que sua meta é exatamente esta. Sempre criar um elo entre as entidades artísticas da cidade, e viabilizar ações culturais que venham não só ocupar nosso rico patrimônio cultural mas criar a oportunidade de acesso gratuito, entretenimento e arte para nossa população.

O Concerto tem a realização da Fundação Cultural através do o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha-CODEPAC , a Produção da Coordenadoria de Eventos da Fundação Cultural e a parceria com o Conservatório Estadual de Música de Varginha.