Agenda, Casa da Cultura | 16.12.13

Exposição de Presépios na Casa da Cultura

DSC00861sOcorreu ontem, dia 10 de dezembro, às 17h, a abertura da Exposição de Presépios dos colecionadores Marcos Valério Albinatti Silva e Raquel Mendes Reis Naia.

O evento contou com a presença de um grande público, curioso por conhecer os presépios expostos, além de autoridades como o Sr. Prefeito Antônio Silva.

Na ocasião, o Prefeito pôde conhecer a Casa da Cultura e destacou a importância dessa para a cidade. Ele e os demais presentes ficaram encantados com a diversidade da mostra de presépios.

São mais de 40 presépios, em sua maioria importados de diversos países como Argentina, Bolívia, Peru, Áustria, Holanda, Nova Guiné, Filipinas, México e também de vários lugares do Brasil. O Presépio Mineiro de Afonso Barra, de Três Corações, é um dos destaques.

Marcos Valério é colecionador desde os anos 70, quando, ainda pequeno, começou a colecionar estampas de santos religiosos. Logo se interessou também por presépios. Hoje é professor de Literatura, Língua Portuguesa e Francês e escritor formado em Letras e Pedagogia. Natural de São Gonçalo do Sapucaí, é morador de Varginha há mais de 30 anos.

Raquel iniciou sua coleção em 1986. Por demonstrar grande interesse, os familiares e amigos sempre colaboram presenteando com algumas peças. Seus presépios são verdadeiras relíquias, feitos com os mais variados materiais, de crina de cavalo à folha de bananeira. Raquel é varginhense, formada em Farmácia, trabalha como voluntária e coordenadora da catequese de adultos da Paróquia do Mártir São Sebastião.

Vale a pena conferir a Exposição de Presépios que ficará na Casa da Cultura até o dia 06 de janeiro, quando será finalizada com a apresentação de uma Folia de Reis.

Data: 10/12 a 06/01

Horário: das 8h às 18h de segunda a sexta.

Local: Casa da Cultura – Praça Governador Benedito Valadares nº 141, Centro.

Entrada gratuita.

Responsável pelas informações: Anny Meiry Albinati Ramos – Diretora do Museu Municipal.