Institucional, Patrimônio Cultural | 14.01.19

Fé e devoção marcam 5º Encontro de Folias de Reis de Varginha

Milhares de pessoas acompanharam neste domingo (13/01) o 5º Encontro de Folias de Reis, realizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. O evento começou às 14h com uma missa celebrada pelo padre Heitor Rafael na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

O padre fez a benção dos instrumentos musicais durante a celebração e, ao final, pediu para que todos os marungos fizessem, um a um, uma saudação à imagem do Menino Jesus, que estava em seus braços. De acordo com o padre, “é muito importante que a cidade continue manifestando esta cultura. A igreja acolhe porque toda esta tradição vem do sentido religioso, é um reconhecimento de Jesus presente na nossa vida através da visita dos Reis Magos”.

Após a missa, os grupos de Folia de Reis fizeram um cortejo pela Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil. Participaram do encontro 17 das 24 companhias cadastradas no Sistema Municipal de Cultura. Lá, cada companhia fez uma apresentação de cerca de 15 minutos, com cânticos e danças, para homenagear os Santos Reis e o Menino Jesus. A festa foi encerrada por volta das 22h.

O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo ressaltou que a Folia de Reis é um patrimônio cultural imaterial de Varginha desde 2015 e que a prefeitura não mede esforços para apoiar essa manifestação cultural e religiosa. “A gente viu neste ano uma participação maior das mulheres e de crianças acompanhando, crescendo em contato com esta tradição, com esta fé. A nossa administração, através do prefeito Antônio Silva, faz o possível para fazer todos os investimentos necessários para que essa cultura seja mantida”, destacou Vérdi Melo.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, ressaltou que a tradição da Folia de Reis é mantida há quase noventa anos na cidade. “A Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas do nosso município. Ela vem sendo preservada desde 1930. É uma festa de fé, devoção e muita cultura”, disse o diretor-superintendente. O diretor do Museu Municipal, Apoliano Rios, também participou de toda organização do encontro. O evento contou com o suporte da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, e o vereador Leonardo Ciacci também participaram do encontro. Segundo Dudu Ottoni, “a Câmara é sempre parceira destes eventos. É importante manter esta tradição, que passa de geração em geração. É uma festa muito linda, que faz parte da cultura de nosso país”.

  • Participaram do 5º Encontro de Folias de Reis, em ordem de apresentação:

1. Companhia de Reis – Cardoso e Amigos
2. Companhia de Reis – Imaculada Mãe dos Anjos
3. Companhia de Reis – Reis do Oriente
4. Companhia de Reis – São Lázaro
5. Companhia de Reis – Nossa Senhora do Carmo
6. Companhia de Reis – Santo Expedito
7. Companhia de Reis – Mãe Rainha
8. Companhia de Reis – Irmãos da Fé
9. Companhia de Reis – São Jorge
10. Companhia de Reis – Companhia dos Peões
11. Companhia de Reis – São Benedito
12. Companhia de Reis – São João Batista
13. Companhia de Reis – Nossa Senhora do Rosário
14. Companhia de Reis – Reis dos Reis
15. Companhia de Reis – Estrela Brilhante
16. Companhia de Reis – Nossa Senhora da Guia
17. Companhia de Reis – São José

 

  • Confira a matéria veiculada pela Rádio Melodia FM:

 

  • Veja todas as fotos no Facebook: