Festival do Japão Sul de Minas promete reunir o melhor da cultura japonesa

Neste final de semana, Varginha recebe a primeira edição do Festival do Japão Sul de Minas na Praça do ET (Concha Acústica). No sábado (01/06), a programação será das 11h às 22h. No domingo (02/06), das 11h às 15h.

O evento gratuito reunirá o melhor da gastronomia japonesa, apresentações de danças e artes marciais, além de exposições fotográficas, shows de Taiko (variedade de instrumentos japoneses de percussão) que contará com 40 integrantes, e apresentação do cantor Joe Hirata.

Durante os dois dias, festival contará com estandes dos restaurantes Nippon Sushi, Japa Temaki, Seo Haki, Pasteleko, Restaurante Maverick, Água Doce Cachaçaria, Bathian, Babekyú, Satsumaya e Cervejaria Du Beato.

Serão vendidos yakissoba, gyoza, harumaki, temaki, sushi, sashimi, tempura, kakiaguê, doces japoneses como manju, sembei, moti, yookan e dorayaki, além de cervejas artesanais. Os preços vão variar entre R$5 e R$15.

 

 

Segundo o presidente da Associação Cultural Nikkey de Varginha, Jorge Ishida, “a criação da Associação em 2013 teve como objetivo aproximar e resgatar a nossa cultura japonesa e manter as tradições existentes, além de passar para as novas gerações em forma de confraternizações, festas comemorativas e eventos culturais. Atualmente, são 77 famílias associadas, que juntas somam 269 pessoas, entre brasileiros natos que tem afinidade com a nossa cultura. É uma associação aberta, não exclusiva só de descendentes, mas também para toda a comunidade”, explicou.

Ainda de acordo com Jorge, “o Festival do Japão tem o intuito de divulgar para a sociedade sul mineira, que temos uma associação atuante em Varginha, que além da gastronomia, oferece outros atrativos como musica, dança e esporte. Aproveitando a comemoração dos 111 anos da Imigração Japonesa, que é comemorada aqui no Brasil em junho, resolvemos fazer esse festival aberto e gratuito para toda a comunidade. A expectativa é muito boa, mesmo porque não há nenhum registro aqui na nossa região como um evento deste porte. A nossa intenção é que esse evento entre no calendário anual do nosso município, para continuar a divulgar e manter a nossa cultura japonesa”, ressaltou.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. Para o diretor-superintendente, Lindon Lopes, “a cultura japonesa é muito rica e marcante. Parabéns aos descentes que estão em Varginha e promovem este evento, que traz um pouquinho destas tradições milenares para a população da cidade e região. A Fundação Cultural estará sempre apoiando estas iniciativas, que promovem o entretenimento e o conhecimento”.

 

 

Confira a programação cultural:

Sábado (01/06)

  • 11h – Som com Dj Ed Garcia
  • 14h – Taiko (apresentação no Via Café Garden Shopping)
  • 18h – Jiu-jitsu
  • 18h30 – Desfile de cosplay
  • 19h – Karatê
  • 19h30 – Taiko
  • 20h – Joe Hirata
  • 21h30 – Taiko

Domingo (02/06)

  • 11h – Som com Dj Ed Garcia;
  • 12h – Taiko

 

 

Sobre alguns pratos

  • Yakissoba – é um prato de origem chinesa, que se popularizou no Japão, cujo nome significa, literalmente, “macarrão de sobá frito”. O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras;
  • Gyoza – é um prato típico da culinária chinesa que se difundiu para a culinária japonesa e do resto da Ásia. Consiste tipicamente de um recheio de carne moída e/ou de legumes dentro de um fino invólucro de massa;
    Tempura – consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino (farinha de trigo, ovo e/ou água). A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos. O segredo está na massa que deve ser bem fluida e no molho agridoce que dá sabor especial e um toque puramente japonês à receita;
  • Manju – é um doce cozido no vapor. São feitos de uma massa de farinha de trigo, farinha de arroz e trigo sarraceno e que geralmente é recheada com pasta de feijão azuki;
  • Sembei – é um tipo de aperitivo de arroz japonês. Eles são feitos em vários formatos, tamanhos e sabores, normalmente salgados, mas às vezes doces. O sembei é muitas vezes comido com chá verde como um aperitivo e oferecido a visitas como uma cortesia;
  • Moti – é um bolinho feito de arroz glutinoso, moído em pasta e depois moldado.

 

Apoio

O Festival do Japão do Sul de Minas tem a organização da Associação Cultural Nikkey de Varginha – ACNV e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha – SEHAV.

Patrocínio de Megaleste, Porto Seco Sul de Minas, Daisuki Café, Unis, Fenix Hotel e Nipônica Toyota.

Parceiro Master: EPTV

Apoio Cultural: Via Café Garden Shopping

Parceiros: COMTUR, Medsul Card, WOutdoor e Restaurante E&E

Apoio: Prefeitura de Varginha, Câmara de Varginha e Fundação Cultural de Varginha.

 

Redação: Ana Luísa Alves Leite