Agenda, Estação Ferroviária, Institucional, Quinta da Boa Música | 05.04.16

Fundação Cultural de Varginha apresenta atrações artísticas para a Semana do Café

DSC04924Em reunião ocorrida ontem, a Fundação Cultural de Varginha, através do seu diretor superintendente, Prof. Francisco Graça de Moura, formalizou a parceria com o SINDVAR para a realização da 1ª Semana do Café, que ocorrerá no período de 14 a 24 de maio, em Varginha. O Projeto envolve ainda diversos segmentos do comércio, indústria e serviços, com o intuito de resgatar para a cidade o título de Capital do Café.

O Projeto, idealizado pelo Centro do Comércio do Café e abraçado pelo SINDVAR, visa contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico do município, projetando Varginha no cenário nacional e retomando sua vocação de referência no café, atraindo especialistas, produtores, importadores, comerciantes, baristas, turistas de todo o país apaixonados pelo café e, principalmente, consumidores.

 Dentre as justificativas para o evento pesam o fato de ser Varginha a maior praça de comercialização de café do país, ter representação de todas as exportadoras, ser a cidade que conta com mais Armazéns Gerais e, das quatro praças do produto (Manhuaçu, Santos e Patrocínio), ser a maior.

A Fundação Cultural de Varginha apresentou ao SINDVAR diversas ações artísticas que apoiará e que, certamente, enriquecerão a programação da Semana do Café. Seguem abaixo:

1 – ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

Dia 15 de maio (domingo) a partir de 9h até 14h.

Local: Praça da Fonte, Praça do ET e Concha Acústica.

Coordenação Geral da Associação Varginhense de Veículos Antigos, através do Presidente Helvécio Massote. Acredita-se na participação de mais de cem carros de Varginha e região e a possibilidade de visitantes de outros estados.

Os carros serão estacionados na Praça do ET, em frente a Concha Acústica e na Avenida Rio Branco da Rua Santa Cruz até a Avenida Rui Barbosa. No interior da Praça da Fonte serão montados estandes de colecionadores para mostra e troca de peças antigas e usadas, assim como souvenir de temas ligados aos Carros Antigos.

A Fundação Cultural será parceira do Evento

2 – Exposição ARTÍSTICA “O CAFÉ E SEUS DERIVADOS COMO MATÉRIA PRIMA PARA AS ARTES PLÁSTICAS, ARTESANATOS E LICORES ESPIRITUOSOS”.

De 16 a 24 de maio, de 9h às 18h.

Local: Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Municipal Capitólio de Varginha.

A Fundação Cultural fará a curadoria e coordenação geral da 1ª Exposição Temática do Café que contará com a participação especial da artista plástica e artesã varginhense Leia Massafera.

3 – MOTOSSEATA DO CAFÉ

19/5 (quinta) 20h – início na Praça do Et e chegada na Estação Ferroviária junto do Projeto Quinta da Boa Música Especial.

Organização em parceria com o Varginha Moto Fest sob a direção do Motociclista Mário Jorge Careca. Concentração de mais de 200 motociclista de Varginha e região e trajeto pelas principais avenidas e bairros da cidade.

No final do trajeto uma grande concentração e confraternização nos trilhos e entorno da Estação Ferroviária e show de duas tradicionais bandas de Rock da região.

4 – QUINTA DA BOA MÚSICA ESPECIAL E MOSTRA DE CARROS ANTIGOS NO CORREDOR CULTURAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

19/5 (quinta) 20h – Corredor Cultural da Estação Ferroviária.

Quinta da Boa Música especial com a apresentação das duas melhores bandas do gênero Rock e Blues dos anos 60 da região que é a banda Rural Willys de Monsenhor Paulo e a Maverick Blues de Varginha com a participação de músicos da cidade de Machado.

No show um repertório especial e alusivo ao estilo tradicional dos motoristas de carros antigos e motociclistas com temas autorais e cover das principais bandas de Rock e Blues da famosa época dos anos 60.

Além da chegada da Motosseata na Estação, uma Exposição no Boulevard e no entorno da Estação de selecionados Carros Antigos, sob a organização da Associação dos Carros Antigos de Varginha.

5 – PASSEIO CICLISTICO NA TRILHA DO CAFÉ

22/5 (domingo) concentração às 9h na Estação Ferroviária (Corredor Cultural).

Organizado pela Equipe Bikessauros de Varginha com apoio da Fundação Cultural. Encontro e Confraternização nos trilhos e Ciclovia da Estação Ferroviária (Corredor Cultural) e passeio pelas principais fazendas do Café da Zona Rural de Varginha, com a participação de mais de duzentos ciclistas de Varginha e região.

6 – MOTOCROSS NA SEMANA DO CAFÉ

22/5 (domingo) a partir de 9h.

Organizado pelo Motocross Varginha, sob ao comando do motociclista Maurício Colares, responsável pela montagem de toda estrutura na Pista Municipal de Motocross de Varginha. Participação de mais de cem motociclistas de diversos pontos do estado e do país.