Institucional | 23.09.16

Fundação Cultural de Varginha e CODEPAC promovem cursos dentro do projeto “Mais Patrimônio”

Nos últimos dias, a Fundação Cultural de Varginha, por meio do CODEPAC – Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural, realizou 03 cursos de formação na Casa da Cultura, que integram um amplo projeto de educação patrimonial.

No dia 16/09 aconteceu o curso de Gestão do Patrimônio Cultural. O Curso foi ministrado pela arquiteta e técnica do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Sra. Eneida Carvalho Ferraz Cruz, com os temas: “O entorno de bens tombados e a preservação da paisagem cultural” e “Critérios de aprovação de projetos para bens tombados e seu entorno” e foi voltado para gestores/técnicos e multiplicadores do patrimônio cultural com vistas à sua salvaguarda: servidores municipais em geral, destacadamente aqueles nos setores de interface como o Setor de Aprovação de Projetos, o Setor de Obras, Fiscalização Imobiliária, Posturas Urbanas e similares.

Já no dia 21/09 quem ministrou o curso de Gestão Cultural, sobre políticas púbicas de cultura foi o Prof. Francisco Graça de Moura – Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha. O curso foi voltado para os funcionários da Fundação Cultural de Varginha.

Por último ontem, dia 22/09, o curso de formação para professores Educação Patrimonial e Cidadania foi ministrado pelo professor Guilherme Claudino com o tema “Educação para o patrimônio: conceitos e experiências em sala de aula” e professor Rodrigo Naves com o tema “Brincando com o patrimônio – Como desenvolver jogos pedagógicos”. O curso foi voltado para professores de história e Educação Artística da rede municipal.

De acordo com o Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura: “A promoção dos cursos é de grande importância por atender às exigências do IPHAN e do IEPHA para o repasse do ICMS Cultural e permitir acesso às diversas fontes de recursos para aplicação no velamento, revitalização e preservação do patrimônio cultural material e imaterial, prioridade da política pública de cultura do Governo do Município.”

Este slideshow necessita de JavaScript.