Institucional | 26.08.16

Fundação Cultural de Varginha participa da Oficina Regional de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda

oficina-regional-de-politicas-de-trabalho-emprego-e-renda-25-08-2016Servidoras da Fundação Cultural de Varginha participaram ontem, dia 25/08, da Oficina Regional de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda, organizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) no Centro Administrativo Regional Sul de Minas. Estiveram presentes representantes de cerca de 15 municípios pertencentes à regional Sul de Minas.

Durante o período da manhã, o membro da Diretoria de Apoio à Participação Social, Renato Cândido Siqueira, falou sobre a importância da criação dos Conselhos Municipais de Trabalho, Emprego e Renda como estratégia de enfrentamento à retração econômica e busca de alternativas para geração de renda. Apresentou ainda diversos dados referentes aos postos de trabalho nos municípios do Sul de Minas e como se encontra o cenário da geração de emprego na região.

À tarde, o diretor superintendente da Fundação Cultural, Prof. Francisco Graça de Moura, participou como convidado especial proferindo uma palestra sobre o Sistema Municipal de Economia Criativa que implantou em Varginha, pioneiro em Minas Gerais, que tem servido de modelo para outras cidades. Devido ao sucesso do programa em Varginha, diversas cidades se mostraram interessadas em realizar ações semelhantes e convidaram o diretor superintendente para visitar os municípios e fornecer orientações in loco.

Varginha é a 2ª cidade a receber a oficina regional realizada pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) da Sedese. Ao todo serão 14 Oficinas Regionais de Participação Social e um Seminário Estadual com vistas à criação de Conselhos Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, bem como de Conselhos Municipais de Economia Solidária.

As oficinas são realizadas nos municípios onde funcionam as Diretorias Regionais da Sedese, para incentivar a criação desses conselhos. A Subte publicou ainda um Guia de Orientações sobre o tema, distribuído entre os participantes.