Institucional | 04.06.18

Imigração italiana em Varginha é tema de palestra em seminário em BH

O historiador varginhense José Roberto Sales participou no último sábado (02/06) do 8º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. O evento aconteceu nos dias 01 e 02 de junho, na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Ele coincidiu com a mais importante comemoração nacional italiana: a “Festa della Repubblica” (2 de junho).

A apresentação do presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências foi na tarde de sábado (02/06) com o estudo “Imigração Italiana em Varginha (MG) 1888-1920”. Sales analisou aspectos econômicos, sociais e culturais da imigração italiana no município, relacionados ao contexto amplo da formação populacional brasileira caracterizada pela miscigenação e principalmente, à Abolição da Escravatura.

O evento foi realizado pela Ponte entre Culturas em parceria com Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais – ACIBRA MG, Conselho Geral dos Italianos no Exterior – CGIE, Consulado da Itália em Belo Horizonte e Ministério da Cultura.

Além de divulgar novas pesquisas e trabalhos inéditos referentes à presença italiana em Minas Gerais, esta edição teve o objetivo de lançar as premissas para a criação de um arquivo virtual da imigração italiana no Estado, bem como de uma rede que possa integrar os diversos arquivos existentes sobre o tema, facilitando consultas e pesquisas e contribuindo para a preservação dessa importante parcela do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, do Brasil e da Itália.

As palestras contaram com tradução simultânea do português para o italiano e foram gravadas e transmitidas ao vivo na internet pelo YouTube e pelo Facebook. Elas já estão disponíveis online em https://bit.ly/2Lkr0q5.

Com informações do site ponteentreculturas.com.br.

Este slideshow necessita de JavaScript.