Julho Cultural: férias com cultura todos os dias

4 CIRCUITO INTEGRADO FUNDAÇÃO CULTURAL copy

O Circuito Cultural Integrado de Varginha está conhecendo uma produção inédita das mais diversas manifestações culturais.

O Circuito Cultural Integrado da cidade de Varginha é formado pela Casa da Cultura, pelo Theatro Municipal Capitólio, pela Estação Rodoviária e pelo Complexo Cultural Concha Acústica Mariângela Kalil / Praça do ET. Este Complexo Cultural – até a presente data – e até o próximo dia 31, abrigará e acolherá a maior, a mais intensa e a mais diversificada produção cultural das três últimas décadas (a nível local e regional), resultado do trabalho dinâmico e fecundo da Fundação Cultural do Município de Varginha, que executa a mais avançada e legítima política pública municipal de cultura de Minas Gerais.

Até pouco tempo, somente Ouro Preto, Itabira e Campos do Jordão se destacavam no cenário cultural durante as férias julinas com a realização dos seus famosos Festivais de Inverno. Com a realização do Julho Cultural no corrente ano, Varginha ingressa neste privilegiado Circuito Cultural do eixo Minas / São Paulo.

A programação do Julho Cultural 2014, que a seguir apresentamos, demonstra, cabalmente, o que afirmamos e mostra que a cidade respirou e respira cultura e arte todos os 31 dias do mês.

• No dia 01 foi realizado o 1º Fórum Microrregional Permanente de Cultura, com a presença dos municípios que formam a Microrregião de Varginha, cujo objetivo foi diagnosticar e produzir o documento “Mapeamento das Vocações, Potencialidades e Demandas Culturais” da região, destinado à Secretaria de Estado da Cultura, para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Cultura / Plano Decenal de Cultura de Minas Gerais. Varginha é a sede permanente do Fórum, o que resgata a sua liderança regional em cultura.
  • De 14 a 19, aconteceu nos Jardins da Casa da Cultura a bela Exposição de Orquídeas do orquidófilo de reputação nacional Carlos Felix, que no dia 16, às 14 e 20 horas, respectivamente, pronunciou duas palestras para dois seletos grupos de apaixonados por orquídeas no espaço da “Petit Galerie” da Casa da Cultura.
  • No dia 16, ocorreu o pregão presencial da licitação para aquisição das ilhas de edição e das câmeras digitais, primeira etapa do processo de digitalização da TV Princesa, um marco histórico no processo de inserção e da inclusão da emissora no contexto das mais tecnológicas do setor.
  • De 14 a 17, no Complexo Cultural da Concha Acústica / Praça do ET foi realizada a exposição / feira Artesanato na Praça, empreendimento de Economia Criativa sob a égide da MINARTE que conta com o apoio do COMIC – Conselho Municipal de Incentivo à Cultura.
  • De 21 a 26, no Foyer Aurélia Rubião, das 08 às 18 horas de segunda à sexta e das 08 às 13 horas no sábado, como parte dos projetos “Economia Criativa” e “Ocupação dos Espaços Públicos de Cultura pelos Talentos da Comunidade” – componentes do Plano de Ação Estratégica 2014, será realizada a mostra do conceituado artista José Gonzaga, artesão que se destaca por uma produção diversificada e variada, incluindo peças elaboradas a partir de madeiras de demolição, bambú, cabaças e materiais recicláveis.
  • De 21/07 a 06/08 a Casa da Cultura recebe a exposição “A Era do Rádio“, que conta com o acervo de rádios de diversas épocas do radialista e colecionador Galvão Conde.
  • No dia 26, às 20 horas, no Theatro Municipal Capitólio, acontecerá o Concerto de Gala da Camerata Jovem Beethoven de São José do Rio Preto – SP, sob a regência do Maestro Reginaldo Nascimento, de conceito internacional e que apresentará um repertório das mais belas e imortais composições de Beethoven, de Handel, de Bach, de Haydn e de Benedetto Marcello. A Camerata Jovem Beethoven é a mais vitoriosa experiência de inclusão social de jovens através da cultura, da arte e da música e servirá de inspiração e referência para a criação da Camerata / Orquestra Sinfônica de Varginha, acalentado sonho do povo varginhense e uma das metas da atual gestão da Fundação Cultural de Varginha.
  • No dia 29, como convidado especial, o Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura, irá ministrar um workshop para os gestores e servidores da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Três Corações, no horário das 14 às 17 horas, na Casa da Cultura do município, abordando o tema “Arcabouço Institucional, Jurídico, Técnico, Administrativo e Operacional das Fundações de Direito Privado, das Fundações Privadas Instituídas pelo Poder Público e das Fundações de Direito Público.” O município pretende transformar a Secretaria de Cultura e Turismo em uma Fundação de Cultura e Turismo, objetivando descentralizar, dinamizar e agilizar o desenvolvimento cultural e turístico de Três Corações. O evento já é fruto do Fórum Microrregional de Cultura.
  • Nos dias 06, 13 e 20, domingos, foram encenadas peças teatrais para o público infantil no Theatro Capitólio, com casa lotada, muito sucesso e participação das famílias.

“A Fundação Cultural de Varginha trabalha para a construção da Sociedade do Conhecimento e para que todos os segmentos sociais tenham acesso a todos os bens culturais. Por uma Política Pública de Cultura participativa e democrática”.

Por: Francisco Graça de Moura – Diretor Superintendente