“Memórias do Carnaval” prossegue em exposição no Museu Municipal

O Museu Municipal de Varginha promove a exposição “Memórias do Carnaval”, com mais de 40 jornais e fotografias inéditas disponíveis na Sala Nico Vidal, que mostram o carnaval na cidade entre a década de 1890 e a de 1960.

“Vamos retratar o carnaval antigo com jornais a partir de 1894. Naquela época já havia os mascarados que saiam pelas ruas e até assustavam as pessoas”, destaca Cláudio Martins, curador da exposição e coordenador do Centro de Documentação Histórica, onde os arquivos foram consultados.

O público poderá ver ainda fotos de carros alegóricos que começaram a surgir na década de 1920 e do movimento nos bares e nos clubes em que as pessoas se reuniam para brincar o carnaval. Existiam também os corsos, que eram os carros enfeitados. As famílias saiam neles pela Avenida Rio Branco jogando serpentina e lança-perfume nas pessoas.

“Nossa proposta com a Sala Nico Vidal é trazer ao público fotos e arquivos inéditos da cidade, que resgatam um pouco da história e da memória do nosso povo”, explica Apoliano Rios, diretor do Museu Municipal.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “com a exposição, a Fundação Cultural cumpre seu papel em promover a história da cidade e proporciona sempre novidades aos visitantes no Museu Municipal”.

O horário de visitação é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Museu Municipal fica localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716.