Museu Municipal faz exposição sobre Imigração Italiana em Varginha e região

A partir desta sexta-feira (15/02), o Museu Municipal recebe a exposição fotográfica “Nostra Terra Itália e Varginha”. A iniciativa é do colunista social e historiador, Marcelo Nascimento, e retrata a chegada dos primeiros imigrantes italianos em Varginha, que começou a partir de 1888 com a Abolição da Escravatura.

A história será mostrada por meio dos jornais e fotos da época disponibilizados pelo Centro de Documentação Histórica (Cedoc) da Fundação Cultural. O público poderá ter acesso a documentos ricos em detalhes históricos até o dia 22/02. O horário de funcionamento do Museu é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

De acordo com Marcelo Nascimento, “os italianos viveram uma grande luta. São exemplos de trabalho e união nas páginas destes 130 anos de história não só de Varginha, como de todo Brasil. Era uma gente trabalhadora com uma grande visão de empreendedorismo. A exposição mostra em detalhes a bravura daqueles que atravessaram o oceano por uma vida melhor”. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, da Câmara Municipal, do Varginha Online, da Rádio Clube 99.3 e da empresa Cor Laranja Atacadista de Alimentos.

Além da mostra fotográfica, na sexta-feira (22/02), às 19h, haverá uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Já às 22h, acontecerá uma Noite Italiana no Salão Nobre do Clube de Varginha. A entrada da confraternização será por adesão. O colunista está convidando pessoalmente as famílias italianos e seus descendentes. Mais informações pelo (35) 9 8898-0807.