Institucional, Patrimônio Cultural | 05.12.16

Núcleo de Patrimônio Histórico divulga lista de bens inventariados

O Inventário constitui-se em um dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural do Município que tem por objetivo preservar, como patrimônio cultural, imóveis de valor histórico, arquitetônico, urbanístico, ambiental, simbólico, manifestações culturais e também aqueles bens de valor afetivo para a população.

Nesse sentido, o valor cultural de um bem reside na capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade, contribuindo para garantir sua identidade e melhorar a qualidade de vida.

É mister que o patrimônio cultural pertence à comunidade local que o produziu. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da população, uma vez que é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais.

Contudo, para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente conhecê-lo, só se preserva o que se conhece, e a preservação visa a continuidade das manifestações culturais.

Por meio do inventário é possível identificar as referências culturais e, consequentemente, documentá-las. A importância da documentação das referências culturais pode ser verificada de diversas maneiras: enquanto preservação da memória de determinadas práticas culturais; como forma de reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo; como produção de conhecimento para as futuras gerações; divulgação da diversidade cultural; e, inclusive para a proposição de políticas públicas.

Os resultados desses trabalhos de investigação são cadastrados em fichas, pelo Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha, onde há a descrição sucinta do bem inventariado, constando informações básicas quanto a sua importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação, acompanhadas de fotografias, mapas ou vídeos.

Além de mapear os bens de relevância cultural para o município, o Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha realiza um trabalho de caráter permanente, que mantém atualizado o conhecimento sobre os espaços, manifestações culturais e edificações com interesse para preservação, bem como o perfil arquitetônico e urbanístico de cada bairro da cidade. O Inventário é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da prática de preservação pelo Município, subsidiando o planejamento da cidade.

Atualmente, foi concluído o Inventário da área urbana do município. Para o próximo ano, áreas especiais de interesse cultural em toda a cidade, especificamente a zona rural, serão estudadas para proteção e preservação.

Com o objetivo de promover o patrimônio cultural local, o Portal da Fundação Cultural de Varginha atua como um importante instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos e as ações de salvaguarda.

Clique abaixo para ver as listagens dos bens inventariados e tombados em  Varginha: