Educação Patrimonial

Capa cartilha Memórias das CatanduvasCartilha “Memórias das Catanduvas: Varginha e seu Patrimônio Cultural”

 

Uma ferramenta pedagógica a serviço da preservação do nosso Patrimônio Cultural

A Educação Patrimonial é um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando à preservação dos marcos e manifestações culturais e, principalmente, ao fortalecimento da autoestima das comunidades pelo reconhecimento e valorização de sua cultura e seus produtos.

Esse “autodespertar” motivado tem como temática toda a produção cultural de uma comunidade ou grupo social, objetivando a promoção de uma mudança de percepção da realidade cotidiana, valorizando cada detalhe e elemento dos produtos culturais.

Por ser um processo educacional, formal e não formal, a educação patrimonial usa situações e ações que provocam reações, interesse, questionamentos e reflexões sobre o significado e valor dos acervos culturais e sua manutenção e preservação.
O desenvolvimento desse senso de pertencimento nas comunidades permite a cumplicidade e legitimidade das ações em defesa, conservação e preservação do patrimônio cultural.

Esta publicação – Memórias das Catanduvas – Varginha e seu Patrimônio Cultural – pretende ser uma ferramenta de apoio a agentes culturais, professores e líderes comunitários na efetivação do trabalho permanente e sistemático de sensibilização da comunidade, conhecido como Educação Patrimonial, com vistas ao conhecimento do patrimônio cultural, sua conservação e preservação. Pretende também contribuir para orientar a elaboração e implementação das atividades de educação patrimonial a serem desenvolvidas nas comunidades e nas escolas

Antônio Silva – Prefeito Municipal

 


 

Cartilha “No Caminho de Reis: entre cores e cantos”

 

A cartilha “No Caminho de Reis: entre cores e cantos” foi lançada durante a 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, no dia 22 de setembro de 2015. É um resgate único em Varginha, onde está impressa a compreensão dos rituais, das simbologias e das crenças que permeiam as Companhias de Reis da cidade.

Leia abaixo ou faça o download do arquivo, clicando aqui.

Veja o documentário elaborado pela TV Princesa: