Biblioteca Pública, Institucional, Museu Municipal | 29.10.18

Prédio do Museu Municipal e Biblioteca Pública recebe novo telhado

Todas as telhas do casarão onde funciona o Museu Municipal e a Biblioteca Pública foram trocadas nas últimas semanas. O imóvel localizado na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141, é Patrimônio Cultural tombado pelo Conselho de Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac) desde 04 de junho de 2001.

A substituição das telhas francesas foi realizado pela imobiliária Samar, responsável pela locação do imóvel à Fundação Cultural. De acordo com o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, “a melhoria era primordial para a manutenção do acervo tanto do Museu como da Biblioteca, que possuem milhares de itens de grande valor cultural e histórico”.

A “Residência Dona Vica Frota” é um dos primeiros imóveis do então Largo da Matriz, atual Praça Governador Valadares. Estima-se que essa construção já existisse no último quartel do século 19, por iniciativa do senhor João Urbano de Figueiredo. Posteriormente, foi reformado para a residência de Dona Vica Frota, então proprietária do palacete da Avenida Antônio Carlos (antigo fórum).

O imóvel pode ser classificado mais como neoclássico do que como eclético, pela presença de platibandas (escondendo o telhado frontal), elementos decorativos, pilastras e cimalhas. Um alpendre guarnecido por gradis de ferro batido, acompanha o generoso jardim situado à esquerda do observador.

A praça onde se localiza o imóvel é rica em exemplares dessa época e mantém até hoje o gabarito uniforme (altura das edificações), responsável pela sensação de agradável acolhimento que local inspira. No final dos anos 80, o imóvel foi adquirido e restaurado pela Embratel. Atualmente, o imóvel é de propriedade particular, e alugado pela Fundação Cultural em 2013 para abrigar o Museu Municipal e a Biblioteca Pública.

Confira as fotos: