Institucional | 31.10.13

Projeto Educar: Memórias das Catanduvas

palestra AlvaroA Fundação Cultural de Varginha, através de seus servidores e integrantes da Comissão Permanente de Assessoria e Velamento do Patrimônio Cultural de Varginha – COPAC, Álvaro Jatobá e Daniele Ribeiro, com o apoio das conselheiras do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural – CODEPAC, Cristina Vianna e Brígida Martins, está implantando o projeto “EDUCAR: Memórias das Catanduvas”, que faz parte do programa de educação patrimonial desenvolvido pelo IEPHA/MG. O projeto atende às exigências da Deliberação Normativa 002/2012 do CONEP, para pontuação no ICMS Cultural.
Como parte do projeto, foram ministradas palestras no campus do CEFET/MG, para as turmas dos cursos técnicos de 1º ano de Edificações, 1º ano de Informática, 1º ano de Mecatrônica e 2º ano de Edificações. No Colégio Batista, a palestra foi dada num auditório do Colégio, que reuniu duas turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano. Ao todo, o projeto está sendo aplicado em cerca de 250 alunos.
Nos dias 25 e 29 de outubro, os alunos do CEFET/MG visitaram alguns bens imóveis tombados pelo CODEPAC – Câmara Municipal, Theatro Capitólio, Hospital Regional e alunosEstação Ferroviária – e ouviram o depoimento de alguns membros da comunidade varginhense em relação aos espaços. As visitas contaram com a participação de José Braz, integrante do COMIC, João Bello, Chefe do Serviço de Compras da Câmara Municipal; Márcio Braga, Técnico Cenográfico do Theatro Capitólio, Caetano de Lima, Mestre de Obras do Hospital Regional e de Carlos Cornwall e Luiz Eduardo Bueno, idealizadores do Movimento Ferroviário de Varginha e Região. Os estudantes do Colégio Batista visitarão ainda a nova Casa da Cultura de Varginha após sua inauguração, que acontecerá em 5 de novembro.

Texto: Daniele Ribeiro