Institucional | 14.10.13

Projeto Sabadão Cultural recebe retorno positivo dos artistas participantes

SONY DSCNo último sábado, dia 12 de outubro, aconteceu a primeira edição do Projeto Sabadão Cultural na Estação das Artes. A abertura foi feita pelo Diretor Superintendente da Fundação Cultural Prof. Francisco Graça de Moura e pelo vereador Dr. Adilson Rosa, representando a Câmara Municipal dos Vereadores.

Ambos destacaram a importância do evento no sentido de promover uma nova alternativa cultural à população e a criação de um espaço democrático onde os artistas possam divulgar os seus trabalhos.

A feira de artes contou com a participação de 32 artesãos com mostras de estilos bastante variados como crochê, mosaico, trabalhos com reciclados, cabaças, pintura em tecido, patch work, brinquedos, caixas para presente, cerâmica, entre outros. Outra atração, muito requisitada, foi o caricaturista. Os artistas puderam mostrar seus trabalhos ao longo de todo o dia, na antiga plataforma de embarque e no hall da estação ferroviária.

Na rua, em frente à estação, se apresentou o grupo de capoeiristas da Casa da Capoeira e, próximo ao local, foram colocados brinquedos para as crianças.
Nos trilhos foi montada uma praça de alimentação com lanches variados e a culinária típica do interior, com pamonhas, coral de milho verde e pé de moleque.
No palco, se revezaram artistas de gêneros diversos, como o coral dos aposentados sob a regência da Maestrina Joana D’arc, as cantoras Valentina Mangiapelo, Lilly Joplin e Luciana Lima e o Rap Mente Livre com Jonatas e John Erickson.

O projeto piloto, ao que tudo indica, teve resultados positivos. Segundo o artesão José Gonzaga: “pela primeira vez está acontecendo em Varginha um movimento concreto no sentido de dar uma oportunidade e visibilidade aos artesãos independentes”.

(Texto: Ana Luiza Romanielo)