Resgate social, humano e cultural do Antigo Largo da Matriz

Desde a última terça-feira, dia 15 de dezembro, a 2ª Feira Natalina de Economia Criativa está a todo vapor na Casa da Cultura e no Espaço Cultural Detagli.

A Feira Natalina de Economia Criativa, que ocorrerá no período de 16 a 23 de dezembro, conta com a participação de cerca de 25 artesãos filiados às diversas associações locais atuantes no setor; 10 artesãos ligados às entidades assistenciais e filantrópicas e 25 artesãos autônomos, perfazendo um total de 60 expositores.

A Sala Multiuso e os Jardins da Casa da Cultura recebem o Núcleo I da Feira, composto pelas associações de artesãos. Já no 3º andar do Espaço Cultural Detagli, sobre a loja de móveis e decoração, em frente à Casa da Cultura, estarão concentrados os artesãos do Gruparte – Grupo Solidário de Produção Artesanal, composto por artesãos autônomos, que atuam sob os princípios da economia solidária, formando o Núcleo II da Feira.

A Galeria de Artes da Casa da Cultura abriga inda uma exposição de Presépios e Oratórios, com a participação de conceituados construtores e expositores desta vertente da arte sacra.

De acordo com o diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura: “A Fundação Cultural está investindo para que o cenário do entorno do Largo da Matriz se transforme num belo complexo natalino com a colocação de um pórtico com 18 refletores multicoloridos de largo alcance, que iluminam todo o espaço; instalação de telões projetando os eventos, 03 banners de 9×1,5m com as indicações de cada atração e ainda um tablado em frente à Casa da Cultura, para as apresentações dos corais com canções natalinas.”