Institucional, Patrimônio Cultural | 18.02.14

Reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC

IMG_1287sFoi realizada no dia 14 de fevereiro, a 1ª reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC do ano de 2014.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural reuniu-se para deliberar sobre os seguintes assuntos: Projeto de Restauração do Theatro Municipal Capitólio; Projeto de Revitalização da Praça Dom Pedro II (Jardim do Sapo); Projeto de instalação de ar condicionado na Capela do Hospital Regional; Aprovação para elaboração de um laudo técnico de avaliação estrutural do imóvel Escola Estadual Brasil; Proposta de Convênio para Estagiários do CEFET.

A arquiteta responsável da Fundação Cultural de Varginha, Daniele Guimarães, destacou a importância do Projeto de Revitalização da Praça Dom Pedro II (Jardim do Sapo): “As características históricas do local deverão ser mantidas, por meio da manutenção do traçado original e das atividades e usos anteriores, cabendo apenas a alteração estética dos materiais utilizados como revestimento. Observa-se que na Praça em questão, existe um coreto que será restaurado e o piso existente original, será substituído devido ao mal estado de conservação, tornando-se inadequado ao pedestre. A Praça será concebida em acordo com esse conceito contemporâneo de revitalização. Contando com um projeto arquitetônico e paisagístico ecologicamente adequado, a revitalização reitera a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços. Revitalizada, a Praça Dom Pedro II, acima de tudo, reafirma a importância do convívio: entre o passado e o presente, entre o urbano e o natural, entre todas as linguagens e entre todos nós.”

Participaram da reunião os seguintes conselheiros: arquiteta Daniele Guimarães, engenheiro Carlos Alberto Castro, produtor Rosildo Beltrão, arquiteta Aryanne Ribeiro, o diretor superintendente da Fundação Cultural Prof. Francisco Graça de Moura, professora Cristina Roscoe, professora Brígida Rovena Martins e a presidente do CODEPAC Giovana Toledo de Mello.