Institucional | 03.05.18

Servidores participam de Encontro Regional de Museus

Nesta sexta-feira (04/05), dois representantes da Fundação Cultural de Varginha participam do V Encontro Regional de Museus, em Barbarcena, na Zona da Mata Mineira. O evento é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (Semmg), coordenado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav).

O tema da edição deste ano é “Planejamento Museológico”. Participarão os servidores Ana Luiza Romanielo, produtora cultural, integrante do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais e representante do Território Sul; e Lindon Lopes, diretor da Casa da Cultura “Nico Vidal”.

O objetivo principal é a divulgação de diretrizes para a elaboração de Planos Museológicos, no intuito de otimizar a qualidade dos museus. Podem participar do evento, profissionais de museus, estudantes e demais áreas afins.

O encontro será realizado no auditório do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – IFET – Campus Barbacena. Ele faz parte do programa de capacitação museológica da Sumav e este ano irá integrar as ações do projeto Consolidação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, do edital Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus Ibram.

A realização dos Encontros Regionais contará com a presença da equipe da Sumav, uma museóloga para desenvolver as oficinas e os representantes de territórios do Semmg, como parceiros.

As inscrições serão centralizadas na Assessoria de Comunicação da Sumav, sendo realizadas pelo link https://goo.gl/forms/lSQjmMxY1colzPbI2. Quaisquer dúvidas sobre as inscrições, entrar em contato pelo email asscom.sumav@gmail.com ou (31) 3269-1109.

Confira a programação:

8h30: Credenciamento
9h: Abertura | Apresentação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais | SEMMG
10h: Palestra “Plano Museológico” – Pollyanna Lacerda – Museóloga
11h30: Debate
12h: Intervalo almoço
13h30: Oficina – Módulo I – Construindo o seu Diagnóstico
15h30: Intervalo | lanche
15h50: Oficina – Módulo II – Planejamento: Programas e Projetos
17h: Encerramento e distribuição de livros do IBRAM