Agenda, Quinta da Boa Música | 09.12.13

Show duplo na Quinta da Boa Música com Balaio de Minas e OTalJethro

foto boaShows integrantes da “V SEMANA Arte e Cultura” do CEFET

Acontece na quinta, dia 12/12, às 20h, na plataforma de embarque da Estação Ferroviária de Varginha, a 23ª edição da Temporada 2013 do Projeto Quinta da Boa Música, apresentando show duplo, com os grupos BALAIO DE MINAS de Três Corações às 20h e OTalJethro de Varginha às 21h.

Balaio de Minas

O grupo foi idealizado na Viraminas, Associação Cultural com a finalidade de valorizar as músicas e ritmos regionais com ênfase na cultura mineira. São utilizados instrumentos regionais como a viola cabocla, o violão, os tambores mineiros (Alfaia), o pandeiro, o triângulo e o berimbau. As práticas do grupo estão voltadas para diversas cenas, ritmos, cânticos, poesia matuta e passos de dança.

Ronildo Prudente, músico, ator, folclorista, que participou da criação do grupo, afirma que “a proposta não é somente a transmissão de conhecimentos, mas sim o incentivo a pesquisas e busca de novas possibilidades dentro do contexto popular. Outra inovação é desenvolver, de forma lúdica, em cada um dos participantes, a habilidade natural de tocar instrumentos simples de percussão, entoar as cantigas e dançar, em um conjunto harmônico e sincronizado”, conclui Ronildo.

O grupo hoje conta com seis sinhôs e nove sinhás, e tem como diretora artística e musical a cantora e professora Lu Sant’Anna.

Os espetáculos são marcados pela alegria, ritmo no canto, na dança e nos causos matutos que remetem à forte herança da cultura mineira, contribuindo assim na divulgação da nossa arte regional.

OTalJethro

Pela terceira vez no Projeto, a banda “oTalJethro” (Jethro Tull cover) promete esquentar os trilhos da Estação Ferroviária. Na formação os experientes músicos: Régis Albinati nos vocais, violão, guitarra e flauta transversal; Francisco Dib na guitarra, flauta doce e vocais; José Flávio na bateria; Aloísio Palmuti na gaita, percussão, flauta doce e contralto e Gabriel Falcão no contrabaixo.

O Projeto “QBM” é uma realização da Fundação Cultural e conta com o apoio da Tribos SA, Musical Center, Espaço Livre Distribuidora, Pousa Cantagalo em São Thomé das Letras, Viacabo, Lanchonete do Juninho e de toda imprensa da região, e nesta semana uma parceria especial com o CEFET de Varginha.

As bandas interessadas em participar do projeto deverão, inicialmente, solicitar o cadastramento no SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA, pessoalmente ou por e-mail, de segunda a sexta, no horário comercial na sede administrativa da Fundação Cultural na antiga Estação Ferroviária de Varginha, na Praça Matheus Tavares, 121, centro, telefone (35) 3690 2700.

Mais informações na Coordenadoria de Eventos com o Produtor Rosildo Beltrão pelo telefone (35) 3690 2708, ou pelo e-mail: [email protected]

www.varginhacultural.com.br

https://www.facebook.com/QuintaDaBoaMusicaEmVarginha