Theatro Capitólio recebe Recital do Flautista Alexandre Braga e da Pianista Elvira Gomes

Recital e lançamento do CD “Alexandre Braga – Recital”

A Fundação Cultural de Varginha confirma o Grande Recital com os músicos varginhenses Alexandre Braga, flauta e Elvira Gomes, piano, no dia 26 de novembro, domingo, às 19h, no Theatro Municipal Capitólio. O Recital comemora o lançamento do CD Recital do flautista Alexandre Braga. A Entrada será Franca.

Formado pelos músicos Varginhenses Elvira Gomes e Alexandre Braga em meados dos anos 90, o Duo se vem se apresentando regularmente em diversos espaços culturais sempre buscando um elaborado repertório mesclando principalmente a música brasileira de salão e a música francesa fin-de-siecle. Trata-se de um repertório leve, de agradável audição. Assim, o Duo resgata algumas peças raramente executadas, além de interpretar obras já consagradas desse período. Dentro deste espírito, o Flautista Alexandre Braga acaba de gravar o CD “Recital”, que será lançado no dia 22 de novembro em Belo Horizonte e no dia 26 em Varginha.

No Recital terá participação especial da Violinista Martha Pacifico em três árias da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, adaptadas para flauta e violino.

Elvira Gomes

Iniciou seus estudos de Piano, em Varginha, MG, com a Prof. Adrienne Diniz Valim. Graduou-se na Academia de Música Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro. Estudou com Berenice Menegale na Fundação de Educação Artística em BH. Participou do Festival Internacional de Música de Curitiba, de 1966 a 1970, com o Pianista Fernando Lopes. E de Master Classes com os Pianistas Flávio Augusto e Luís Henrique Senise. Organizou 4 Concursos Nacionais de Piano Lorenzo Fernandez em Varginha. Foi Prof de Piano, Teoria Musical e História da Música na Academiade Musica Lorenzo Fernandez, sucursal de Varginha, atuando também como Diretora. No Conservatório Estadual de Varginha, foi Prof de Piano e pianista correpetidora até 2011, ao se aposentar. Pianista  idealizadora das Quintas Artísticas do Theatro Capitólio, atuando como recitalista e  correpetidora de grandes cantores e instrumentistas.

É membro, na cadeira nº 6, da Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências.

Alexandre Braga

Alexandre iniciou seus estudos musicais em 1986 no Conservatório Estadual de Varginha, sua cidade natal. Graduou-se em Flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Artur Andrés. Participou de masterclasses com Norton Morozowicz, Odete Ernest Dias, Pauxy Nunes, Maurício Freire, Nicola Mazzanti, Jean-Louis Beaumadier e outros.

Venceu o X e XI Concurso Jovens Solistas da UFMG e o I Concurso Jovens Músicos BDMG e recebeu menção honrosa no I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia. Em 2003, foi o vencedor do IV Concurso de Música de Câmara Bianca Bianchi e do projeto Música para a Comunidade, em Belo Horizonte, com o Duo Braga-Faria de flauta e violão.

Atuou como solista nas orquestras Sinfônica da Bahia, Sinfônica da UFMG, Experimental da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Sesiminas, de Câmara Uni-BH e de Câmara de Itaúna. Foi Primeira Flauta e piccolista solo da Orquestra Experimental da UFOP e flautista e piccolista da Sinfônica de Minas Gerais. Como professor, lecionou Flauta e Teoria Musical no Conservatório de Varginha e, desde 2005, é professor de Flauta no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.

O Recital de Alexandre Braga e Elvira Gomes conta com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural e colaboração de toda imprensa da região.

Maiores informações na Coordenadoria de Produção de Eventos da Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690 2708