Varginha recebe o Faisca, festival de artes integradas

A programação conta com oficinas, shows, recitais, exposições fotográficas e mostras de cinema com debate

A partir do dia 9 de setembro, o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) chega a Varginha. O projeto, realizado e produzido de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coletivos culturais com o apoio da Fundação Cultural de Varginha, oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras, recitais e shows. Todas as atividades podem ser conferidas no site do Festival. Elas serão realizadas no campus da UNIFAL-MG, em Varginha e na Praça do ET, no centro da cidade.

O FAISCA foi realizado pela primeira vez em Alfenas-MG no ano passado. O festival abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras e debates. A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da universidade, e Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

Faisca Varginha - setembro 2015

De acordo com Ivanei Salgado, Coordenador de Cultura da UNIFAL-MG, o festival foi estendido para Varginha e Poços de Caldas diante os resultados obtidos em 2014. “Por meio do colaborativismo, conseguimos criar um festival de artes integradas que mostra a viabilidade da atuação conjunta de instituições públicas, estudantes e artistas na democratização do acesso à arte e cultura”, ressalta.

As atividades do FAISCA são gratuitas. A programação inicia na quarta-feira (09), à partir das 13h,  com oficinas de “Iniciação Teatral” e de artesanato alternativo de “Filtro dos Sonhos”. Às 20h, a Orquestra de Violões da UNIFAL-MG realiza um concerto na abertura no Campus da UNIFAL-MG. Na terça-feira, os destaques são as oficinas de “Mandala e Meditação” ministrada por Anita di Marco e Vanessa CTReis, de “Forró” e de “Stencil” (técnica alternativa de criação de moldes para pinturas).

Ainda na quinta-feira (10), o FAISCA, em parceria com o projeto Quinta da Boa Música, da Fundação Cultural, traz a Varginha a banda poços-caldense, de folk metal, Lothlöryen. Na Quinta da Boa Música o grupo divulga o novo disco “Principles of a Past Tomorrow” que vem recebendo grande repercussão na cena musical brasileira e internacional.

Na sexta-feira (11), no campus da UNIFAL-MG, a partir das 13h, serão oferecidas as oficinas de “Compostagem e Horta Urbana”, ministrada pela Piso Projetos Sustentáveis, empresa incubada pela UNIFAL-MG, e de “Capoeira”. Às 18h30, a Cia de Orion de Teatro de Varginha, realiza uma intervenção teatral com a peça “O amor é uma falácia” e às 20h, a banda Grilo à Paisana mostra um rock autoral irreverente.

O encerramento do FAISCA Varginha acontece no sábado (12) a partir das 14h com shows na Praça do ET, no centro da cidade. A programação conta com as bandas Maracatu Muiraquitã (Alfenas), O Cartel (Varginha), João Eugênio e Banda (Varginha), Cuíca Elétrica (Alfenas), Facção Caipira (Rio de Janeiro) e mais uma banda de rock instrumental que será confirmada nessa semana.

Das atrações escaladas, o Facção Caipira é uma banda que possui uma projeção expressiva no cenário musical alternativo nacional. O quarteto participou do programa Superstar da TV Globo e, no mês de junho, foi destaque do maior festival de rock de Minas Gerais, o Roça ‘n’ Roll.

Em artes visuais, o FAISCA promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa) “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagrams” de Marcius Vinicius Barcelos. As duas últimas, circulam pelo projeto Corredor Cultural da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e foram disponibilizadas, respectivamente, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A visitação pode será a partir do dia 9, das 8h às 20h, no campus da UNIFAL-MG.

Os temas sustentabilidade e Direitos Humanos serão debatidos por meio do cinema nas mostras “Circuito Tela Verde” coordenada pelo professor Luiz Antonio Staub Mafra, “Silvio Tendler: O veneno está na mesa” sob a coordenação da professora Vanessa Dias e “Cine Direitos Humanos e Cidadania” coordenada pela professora Fernanda Santinelli. As mostras acontecem de 9 a 11/09, à partir das 13h, no Auditório da UNIFAL-MG.

O FAISCA tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da UNIFI do Brasil, patrocínio cultural da Plug Comunicação Visual, Café Quetal, Supermercado São Paulo, Martins e Gomes Máquinas e VECON Engenharia, apoio da Cascafina Estamparia, Fenícia Palace Hotel, Restaurante Mineirinho e Gráfica Rocha. O projeto tem a produção colaborativa do Coletivo Suavis, Piso Projetos Sustentáveis, Coletivo Zepelim, Coletivo Corrente Cultural, Coletivo Esquina, Instituto Hare Om, Dri Cri Cri Artesanato, Coletivo Quilombo e ITCP UNIFAL. A realização em Varginha é da FACEPE-Fundação de Apoio Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, da Universidade Federal de Alfenas, por meio da PROEX e da PRACE, com apoio institucional da Fundação Cultural de Varginha.

Inscrições no site www.unifal-mg.edu.br/faisca. Outras informações podem ser obtidas com coordenador local Eduardo José Vieira, da UNIFAL-MG, pelo telefone 3219-8631.

Texto: Ivanei Salgado – MTB 11.968/MG