Varginha sedia projeto internacional de bibliotecas

Como a biblioteca pública pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social? Qual é o papel da biblioteca na sociedade inclusiva? O que é Gestão Inclusiva e como aplicá-la em bibliotecas públicas e comunitárias? Como tornar a biblioteca inclusiva com ações de baixo custo?

Essas e outras questões serão abordadas no projeto Diálogos para Inclusão, que acontecerá em Varginha entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro no Campus da Unifal-MG. A iniciativa está selecionando gestores e profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Brasil para serem formados em Gestão Inclusiva.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.dialogosparainclusao.com até sexta-feira (18/01), por bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Brasil. Cada biblioteca poderá inscrever até 3 (três) profissionais. Esses profissionais devem ter vínculo permanente ou de longa duração com a biblioteca e ocupar cargos relacionados com a coordenação, elaboração e desenvolvimento de projetos. As vagas são limitadas.

O processo de seleção dos participantes será realizado até 21 de janeiro de 2019 e todos serão comunicados do resultado por e-mail.

Saiba mais sobre o projeto

Diálogos para Inclusão foi idealizado e desenvolvido pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas, localizado em São Paulo, que possui uma longa história de atuação em acessibilidade e gestão inclusiva. O projeto é uma parceria entre o Instituto Diversitas e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais.

Em 2018, o Instituto Diversitas inscreveu o projeto no 6º Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), chancelado pela Unesco. A iniciativa concorreu com mais de 150 projetos da Espanha, Brasil, Buenos Aires, Chile, Colômbia, Costa Rica Medellín, México, Paraguai e Peru, e foi uma das 11 premiadas pelo programa Iberbibliotecas.

Formação e acompanhamento

Na primeira etapa do projeto, os selecionados participarão de workshops sobre Gestão Inclusiva em Bibliotecas, conduzido por especialistas de atuação internacional.

Temas como Biblioteca Acessível, Valorização da Diversidade, Interseccionalidade e Interculturalismo serão abordados sob uma perspectiva prática, considerando a realidade e o contexto de cada biblioteca.

Após a formação, as melhores ações idealizadas pelas bibliotecas participantes receberão acompanhamento técnico especializado para se tornarem realidade.

Publicação Internacional

As bibliotecas participantes das duas etapas farão parte do conteúdo que será disponibilizado em Português e Espanhol sobre “Gestão Inclusiva em Bibliotecas: Perspectivas e Desafios” e que será compartilhado com bibliotecas de todo o mundo.

Para mais informações acesse o site do projeto: www.dialogosparainclusao.com.

Impactos do Projeto

Países como Canadá, Estados Unidos, Suécia, Finlândia e Noruega, entre outros, têm reconhecido o potencial da biblioteca pública para fortalecer a educação formal, o desenvolvimento socioeconômico e até o turismo.

Informações para a imprensa

  • Renata Andrade – Coordenadora Técnica do Instituto Diversitas Soluções Inclusivas
    (11) 9 6066-1346
  • Vinicius Monção – Coordenador Pedagógico do Instituto Diversitas Soluções Inclusivas
    (21) 98011-5635

 

16