Abolição da escravatura será tema de roda de conversa nesta sexta-feira

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Varginha (Compir) promoverá na próxima sexta-feira (13/05) a roda de conversa “Abolição da escravatura e os impactos nos dias de hoje”. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 19h e será aberto ao público. A abertura contará com uma Roda de Capoeira com o grupo Nova Visão.

O dia 13 de maio marca a data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, no ano 1888. De acordo com a presidente do Compir, Adriana Martins Ribeiro, “o movimento pela igualdade racial não comemora a data. Ela é um dia de luta para discutir a falta de condições para que a população negra pudesse ter inserção digna na sociedade. Até hoje se verifica a necessidade de políticas públicas que atuem efetivamente para promover essa igualdade”.

Foram convidadas para a roda de conversa, autoridades, lideranças, professores e profissionais, dentre eles:

1. Adriana Martins Ribeiro – presidente do Compir
  2. Anderson de Souza Pereira Batista – psicólogo / conselheiro Compir
  3. Bruno Andrade Ferreira Aleixo – consultor tributário
  4. Bruno Leandro de Souza – funcionário público
  5. Célio Ferreira – funcionário público / Pastoral Afro-brasileira da Diocese da Campanha-MG (PAB)
  6. Claudia Aparecida Nogueira – médica
  7. Erika Tobias – Ceo Ajayô Assessoria / Conselheira do Compir
  8. Guilherme Cristhoffer Carvalho Silva – assistente de coordenação
  9. Juliete Gonçalves – jornalista EPTV Sul de Minas
  10. Laureana Ramos Gonçalves de Lima – empreendedora
  11. Leonardo Vinhas Ciacci – prefeito em exercício
  12. Mailso Paiva Martins – advogado, Conselheiro Compir e vice-presidente da Comissão da Promoção e Igualdade Racial da OAB Varginha
  13. Marco Aurélio da Costa Benfica – diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha
  14. Marina Cezário dos Santos Felipe – advogada / presidente da Comissão da Promoção e Igualdade Racial da OAB Varginha
  15. Milton Lucian dos Santos – vigilante / segurança
  16. Renatho Rodriguez – Representante Diversidade – Grupo Unis Unidade São Lourenço
  17. Telma de Oliveira Marques – funcionária pública
  18. Zionel Santana – professor universitário
  19. Zilda Silva – presidente da Câmara de Vereadores

A mediação será feita pelo jornalista Nyei Nadeia – diretor da TV Princesa e conselheiro Compir. A roda de conversa “Abolição da escravatura e os impactos nos dias de hoje” é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural; da Câmara Municipal de Varginha; e da Ajayô Assessoria.