Cadastro Municipal de Cultura

Cadastro Municipal de Cultural
(clique aqui para se cadastrar)
Consulte o seu número
de cadastro.

Qual o objetivo do Sistema Municipal de Cultura?

O Sistema Municipal de Cultura reúne as informações sobre os profissionais da área artística e cultural de Varginha. Esse banco de dados é gerenciado pela Fundação Cultural e tem o objetivo de mapear os dados desse setor, além de ser uma ferramenta para contato com todas as pessoas cadastradas para divulgações de ações feitas pelo poder público e de editais de incentivo.

Como o profissional deve se cadastrar?

O cadastro no Sistema Municipal de Cultura de Varginha é feito pela internet de forma gratuita. Os trabalhadores da cultura devem acessar o site da Fundação Cultural onde há um link para preenchimento do formulário.

Este profissional deve comprovar atuação na área artística e cultural?

No formulário disponível no site da Fundação Cultural, o artista deve fazer comprovações da atuação dele na área cultural. Essas comprovações devem ser recentes, de no máximo 2 anos atrás. Valem reportagens em jornais, sites, blogs, divulgações de participações em espetáculos, entrevistas, fotos e vídeos de trabalhos realizados. Enfim, tudo que comprove que a pessoa tem atuação na área artística.

Quais são as modalidades?

Estão sendo solicitados os dados de todas as modalidades culturais, posso citar artistas plásticos, artesãos, músicos e bandas, bailarinos e dançarinos, capoeiristas, poetas e escritores, desenhistas, humoristas, dentre outros.

Há alguma forma de verificar se o profissional já está cadastrado?

Os profissionais podem verificar se estão cadastrados. Há uma planilha com as pessoas que fizeram o cadastro e o número de inscrição delas no Sistema Municipal de Cultura.

Há algum prazo para o envio destas informações?

Recomendamos que os profissionais da área artística e cultural enviem essas informações o quanto antes. Em 2020, muitas pessoas não receberam os recursos da Lei Aldir Blanc porque não possuíam esse cadastro. Sem esse cadastro no Sistema Municipal de Cultura, o trabalhador da área cultural não pode participar das atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural. Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para esclarecimentos.