AgendaNotícias

FENEC terá Concerto de Gala com a Orquestra Jovem Beethoven de São José do Rio Preto

A Fundação Cultural de Varginha confirma para o dia 21 de dezembro, quarta, às 20h, Grande Concerto de Gala com a Orquestra Jovem Beethoven de São José do Rio Preto, sob a regência dos Maestros André Virnino e Alan Michel, integrando a programação da 3ª Feira Natalina de Economia Criativa de Varginha, que será realizada entre 20 e 23/12, no Corredor Cultural da antiga Estação Ferroviária de Varginha.

O Concerto terá Entrada Franca e conta com a realização da Fundação Cultural de Varginha com apoio da Viacabo e EPTV.

 

A Camerata:

A união de um pequeno grupo de apreciadores de arte e música clássica resultou em um projeto social que já conta com 100 participantes – é a “Camerata Jovem Beethoven”, desenvolvida pela unidade II do Instituto Lar Esperança, em São José do Rio Preto/SP.

Com o objetivo de criar cidadãos de bem através da arte, o projeto ensina música e pintura para jovens e crianças entre 07 e 25 anos. Criado em 2012, o projeto surgiu após seus organizadores notarem a carência cultural na região e, assim, com vontade de fazer o bem, jovens que já tocavam música clássica se reuniram para trocar experiências e fazer novos amigos, iniciando assim o projeto.

Entre pais e filhos que aprendem juntos, estão pessoas de todas as classes sociais. “Optamos por não oferecer as aulas somente para a comunidade carente, gostaríamos de fomentar a cultura da arte em todas as pessoas, sem distinção de classe social, raça ou idade”, explica Paulo Souza, coordenador do projeto.

As aulas são divididas em disciplinas de iniciação musical, violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo. Todos os instrumentos musicais foram doados pelo Rotary Club e empresários de Rio Preto. “Desde o começo do projeto recebemos o apoio de diversos empresários e grupos locais, esse apoio é o que motiva e dá energia para o projeto continuar. Estamos agora em busca de apoio para iniciar as aulas de canto coral, temos muitos interessados, mas ainda precisamos de verba para colocar em prática essa ação”, explica Walter Freitas, Coordenador Pedagógico do projeto.

Além dos participantes rio-pretenses, o grupo conta também com integrantes de Catanduva, Novo Horizonte, Mirassol e Barretos. “Muitos tem a falsa ideia de que os jovens gostam apenas das músicas populares ouvidas nas rádios. Mas, quando eles entram em contato com os instrumentos, eles passam a adorar a música clássica, é algo emocionante”, conta Paulo Souza.

Um destes exemplos é o jovem violinista Adrean Sales, de 12 anos. “Ele é um talento que descobrimos. Com esta idade já se apresenta com o grupo avançado”, comemora.

Além de promover o contato com a música, o projeto também trabalha com o desenvolvimento moral dos alunos. “Promovemos encontros com os participantes para discutirmos valores morais e de cidadania. O mundo precisa de bons cidadãos e o nosso projeto busca esta formação para os nossos jovens”, explica o coordenador.

Atualmente, a camerata conta com dois professores de música – especializados em violino e contrabaixo. Em janeiro de 2014, Reginaldo Nascimento, formado em música pela Universidade de São Paulo, assumiu o posto de maestro titular e coordenador artístico da Camerata Jovem Beethoven. Sua vocação musical lhe premiou no Internacional Conductor Competition do 2nd Conductors Masterclass em Budapeste. Também foi laureado com a “Ordem do Mérito Carlos Gomes” concedida pela Sociedade Brasileira de Arte e Cultura, pela repercussão de seu trabalho no Brasil e no exterior.

Na Europa, regeu a Radomska Orkiestra Kameralna (Polônia) e a MÁV Symphony Orchestra (Hungria), em concertos de premiação de Masterclasses de regência com Jonathan Brett e Ilóna Meskó. Atualmente também atua como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

 

Print Friendly, PDF & Email