Museu Municipal de Varginha realiza palestras online na 18ª Semana Nacional de Museus

Assista ao vivo

O Museu Municipal de Varginha realizará nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/05), às 14h, duas palestras online que integram a programação da 18ª Semana Nacional de Museus, que este ano está discutindo a temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Elas serão transmitidas pelo Facebook do Museu (facebook.com/museumunicipaldevarginha) e aqui pelo site da Fundação Cultural.

O tema da primeira palestra na quarta-feira (20/05), será “Museus, diversidade e inclusão: análises e perspectivas” e terá como convidados o historiador, Gustavo Uchôas Guimarães, que será o mediador; o produtor cultural, Renato Carneiro; o historiador, Marlon Gouvêa; a museóloga do Sistema Estadual de Museus de MG, Pollyanna Lacerda Machado, e o servidor do Museu Municipal, Hian Adler Garcia.

Na quinta-feira (21/05), o tema é “Acesso digital ao museu: um tour virtual por algumas peças do Museu de Varginha”. Participarão da palestra o historiador Gustavo Uchôas Guimarães; o presidente do Codepac e coordenador do Cedoc, Cláudio Henrique Martins, e servidor do Museu Municipal, Hian Adler Garcia.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Ronei Marangão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª Semana Nacional de Museus fossem cancelados devido à pandemia da Covid-19 e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual. “Por meio da internet, vamos conseguir abranger um público não apenas de Varginha, mas também de outros locais interessados pelo assunto”, destaca Ronei Marangão.

Para o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a cultura tem sido muito importante neste momento de combate ao Coronavírus, pois as pessoas estão ficando mais em casa e precisam de atividades que levem conhecimento e entretenimento. “Além das palestras da Semana Nacional de Museus, estamos também transmitindo os shows do 5ª da Boa Música pela internet e, em breve, também as peças de teatro infantis do projeto Visite o Museu no 1º Domingo do Mês”, relata Lindon Lopes.

As atividades que serão realizadas esta semana marcam ainda a comemoração pelo Dia Internacional dos Museus, celebrada nesta segunda-feira (18/05). A data foi criada em 1977 e é celebrada em todo o mundo com diversas atividades para aproximar o público e divulgar o papel dos museus para a sociedade.

Currículo dos palestrantes:
  • Gustavo Uchôas Guimarães: professor, historiador, pesquisador e escritor, com foco na História Indígena e longa experiência em escolas públicas e particulares. Morando em Varginha desde 2009, também participa da vida cultural da cidade, como membro da APESUL e do CODEPAC.
  • Pollyanna Lacerda Machado: graduada em Museologia pela UFMG (2016). Atua na Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais como museóloga e está como coordenadora do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais | SEMMG. É responsável pelo gerenciamento do Comitê Gestor do SEMMG, mediação e articulação com os representantes de todo o Estado. Administradora do cadastro de museus mineiros junto às equipe do Ibram e do SEMMG, assim como, os membros do Comitê Gestor. Se dedica à gestão das informações a respeito dos museus mineiros, prestação de assessorias técnicas, aperfeiçoamento, valorização e capacitação dos profissionais em busca da consolidação do campo museológico em MG.
  • Renato Carneiro: formado em artes cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma, com passagens pela Escola de Cinema e Teatro Globe de São Paulo; formado também em Administração pela Universidade Nove de Julho. Carreira desenvolvida na área de produção de eventos culturais, entre 2010 a 2017 dirigiu o Grupo Produção Cultural de Itanhandu que levou várias peças em cartaz para diversas Cidades do País, foi Secretário de Turismo e Cultura de Itanhandu e Diretor de Departamento Cultural de Itanhandu entre 2017 – 2019, presidiu no mesmo período o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, onde trabalhou no Registro e reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Município a Encenação da Paixão de Cristo, o Festival de Música e a Elaboração dos Tapetes de Corpus Christi, presidiu também o Conselho Municipal de Turismo; Foi integrante da Associação dos Municípios das Terras Altas da Mantiqueira, implantou o programa de incentivo à leitura Meu Livro é Seu, e também Teatro nas Escolas, trabalhou na democratização dos equipamentos culturais como teatro e museu. Atualmente reside em São Paulo, onde está com o projeto teatral Homens de Papel, de Plínio Marcos, do Grupo Amatriz de Teatro. Em março de 2020 desenvolveu junto com escritores de vários locais do País o Festival Virtual de Literatura Prosa e Verso. Integra também programa da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista 2020 com oficinas e workshops.
  • Cláudio Henrique Martins: publicitário, técnico em telecomunicações, produtor executivo de TV. Trabalha na Fundação Cultural de Varginha desde 1991. Coordenou em 1999 a equipe técnica responsável pelo tombamento e registro de diversos imóveis históricos da cidade e da instalação do Museu Municipal em 2000, ocupando o cargo de diretor por doze anos consecutivos. Coordena o CEDOC – Centro de Documentação Histórica da Fundação Cultural de Varginha onde atua como pesquisador de histórias. É Presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e Vice-Presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Participou de várias publicações nas áreas de pesquisa, elaboração de textos e diagramação.
  • Marlon de Oliveira Gouvêa: licenciado e bacharelando em História pela UFSJ.
  • Hian Adler Garcia: servidor da Fundação Cultural desde 2015. É técnico em administração pelo Senac e tem graduação em Produção Industrial.