Museu Municipal e Biblioteca Pública realizam ação no Dia do Livro Infantil

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, o Museu Municipal, a Biblioteca Pública e Associação Artística Janet Finatti promovem nesta segunda feira (18/04) uma contação de histórias numa tarde que promete ser muito alegre, divertida e educativa. Foram convidados os alunos da Escola Infantil Sossego da Mamãe.

O espetáculo “As Aventuras do Boneco Julinho” será apresentado às 14h para homenagear o nascimento do escritor Monteiro Lobato, que nasceu em 18/04/1882. O autor é considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira. A peça será encenada pelo ator Augusto Oliveira e direção de Marcos Misael.

Para o diretor do Museu Lindon Lopes, o desenvolvimento do teatro com as crianças tem um valor cultural inegável. “Esta arte e sua expressão cultural é de suma importância para o desenvolvimento de sociedades sadias e comprometidas. Principalmente, abrindo portas para a formação de jovens em sua autoestima, relações, comunicação, responsabilidade e comprometimento”, reforça.

A bibliotecária Eliana Costa destaca que o objetivo destas ações tem como ponto central aprofundar discussões sobre a importância da contação de história como estímulo na aprendizagem da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental, apontando para a necessidade de se recuperar a milenar arte de contar histórias.

O Museu e a Biblioteca fica localizado na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

O projeto “Manutenção das Atividades Culturais 2020” é realizado pela Associação Artística Janet Finatti com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural. Conta com o patrocínio da empresa Diretriz Informática.

Conheça um pouco da história

“As Aventuras do Boneco Julinho” mostra um boneco de pano que adquire vida numa biblioteca e dança, canta e conta histórias de uma forma dramatizada e didática. Ele é capaz de ensinar e divertir ao mesmo tempo, porque cria no imaginário das crianças fantasias possíveis somente no mundo infantil.

A história traça o momento atual em que as crianças ficam entretidas o tempo todo com aparelhos eletrônicos e que acabam se fechando em um mundo paralelo que as fazem desinteressar pelo mundo real. Dessa forma mostramos a importância de ler um livro e estar de mãos dadas com as histórias.