História do Museu

Inaugurado em 26 de abril de 2000, na administração do prefeito Antônio Silva, o Museu Municipal de Varginha vem se constituindo num laboratório de pesquisa e numa instituição de prestação de serviços. Comporta exposições e oficinas que pretendem levar ao público informação, cultura e aprendizado adicionais que possam pesar, positivamente, no currículo pessoal de quem toma contato com esse trabalho.

O Museu Municipal de Varginha é um centro da memória local e regional, onde o compromisso consiste em oferecer ao educador e educando a história dos nossos antepassados por meio de imagens e objetos do cotidiano. Dois aspectos merecem destaque especial: a especificidade do acervo e o tratamento a ele dispensado.

O acervo é composto por mais de 9 mil peças, dentre elas discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletroeletrônicos e outros. Parte delas está exposta e outra acondicionada numa reserva técnica. Arquivos sobre a imagem e o som mostram por meio de fitas de vídeo, áudio, fotografias, livros, jornais e impressos, a preciosidade de nossa história.

O serviço é dedicado à recuperação e preservação da memória histórica, num projeto que tem “olhos” voltados ao futuro. O museu valoriza os objetos do cotidiano, com a função de garantir às gerações futuras, acesso a gênese e ao histórico geral de nossa cidade e de personalidades importantes de nosso povo.

Destinado à manutenção do interesse pelo cultura, um espaço para recepção de exposições diversificadas, vem se tornando cada vez mais, uma opção interessante tanto para a administração do Museu de Varginha, quanto ao público visitante.

O Museu pretende conquistar muito mais espaço, na área cultural de Varginha e região Sul de Minas de Gerais. Para isso, conta com a sensibilidade e participação da população, com o intuito de que nossa história não fique somente no passado e sirva de base para construção do futuro.

A ideia de se montar um Museu em Varginha era desejo antigo. O projeto se tornou realidade graças ao esforço conjunto entre a Prefeitura de Varginha e o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (CODEPAC), sob a coordenação de Cláudio Henrique Martins e de pessoas engajadas na perpetuação de nossa história.

O trabalho de preservação histórica é gratificante, a partir do momento que a comunidade compreende o intuito da ação e atua de forma participativa, no resgate dos fatos da nossa história. O Museu Municipal de Varginha arquiva modos de vida que se fixam nas peças e se perpetuam. Graças aos museus, ainda hoje se conhecem ou podem estudar, diversas manifestações culturais, cujos os traços foram salvos e permanecerão por várias eras, como espelhos do passado.

São costumes, objetos, vestimentas e relíquias que registram fatos importantes ocorridos num passado não muito distante da atualidade. Ao tomar-se contato com o ofício da pesquisa e preservação da história de Varginha, seu povo e hábitos, descobrimos um “velho–mundo–novo” “recheado” de situações, personagens e objetos que exprimem pela configuração inerentes à eles, riqueza de detalhes e alto valor imaterial.

“Não há como negar o interesse do Museu como instrumento de aprendizagem, através de estímulos de ensino – mais práticos e menos verbalizados – com benefícios à educação. A criança apreende melhor visualizando objetos ao vivo. Isso, transmite conceito de realidade, concreto, diferenciado da noção sugerida apenas em sala de aula” (Saul Martins)

Uma cultura material, como nos ensina a Sociologia, não sobrevive sozinha. Necessita de uma carga de imaterialidade que lhe dê sentido prático e funcional para um determinada comunidade humana. Quanto mais se pesquisa peças e personalidades, maior é o interesse pelo assunto e o desejo de tornar toda essa riqueza cultural acessível ao público.

O Museu Municipal de Varginha foi registrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em junho de 2018. Também em 2018 foi feito o inventário de todas as peças.

Em 2017, foi criado o Projeto “Visite o Museu no 1º Domingo do Mês”, levando centenas de crianças para participarem de atividades culturais.

Em 2019, foi criado o Projeto “Férias no Museu e na Biblioteca Municipal” em que todo o mês de julho o Museu proporciona atrações culturais diversas.

Desde o ano de abertura até julho de 2020 foram mais de 30 mil visitantes.


Diretores:

2000 a março de 2013 – Cláudio Henrique Martins
2013 a 2016 – Anny Meiry Albinati Ramos
2017 a 2018 – Lindon Lopes da Silva
2019 a março de 2020 – Apoliano Rios
Abril a dezembro de 2020 – Ronei Marangão
2021 a 2023 – Lindon Lopes da Silva
2024 – Paulo Sérgio Rosa


Saiba mais

1. Onde se encontra o Museu?

O Museu Municipal de Varginha está localizado em Varginha MG, à Praça Governador Benedito Valadares, 141 – centro.
Telefone para contato: (35) 3690-2716

2. Quem são os responsáveis pela entidade?

  • Paulo Sérgio Rosa (Diretor do Museu Municipal de Varginha),
  • Marco Aurélio da Costa Benfica (Diretor-Superintendente da Fundação Cultural de Varginha),
  • Vérdi Lúcio Melo (Prefeito Municipal de Varginha)

3. De que constitui o acervo do Museu?
O acervo hoje, composto por discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletroeletrônicos e outros, conta com 9.616 peças.

4. Que tipo de público tem visitado o Museu?
O Museu recebe muitos alunos, adolescentes e idosos, de várias partes do Brasil e do exterior. Trata-se de um público que anseia conhecer a história dos objetos, onde eram utilizados e também sobre Varginha, suas curiosidades, fotografias e documentos.

5. Qual é a relação do Museu com entidades de ensino como escolas e universidades?
O Museu é muito procurado para auxílio em projetos de pesquisa histórica e publicações de livros. E vários frutos foram colhidos dessas parcerias. Como dossiês da história econômica do sul de Minas, sobre a gripe espanhola, catalogação de acervos, cursos de capacitação e
restauração e tantos outros.

5. Qual é a relação do Museu com a Prefeitura de Varginha e/ou alguma entidade mantenedora?
O Museu é mantido pela Fundação Cultural de Varginha, fundação pública municipal. A Fundação Cultural é também mantenedora dos órgãos: Biblioteca Pública, Rádio Melodia FM, TV Princesa, COPAC (Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural) e Theatro Municipal Capitólio .

6. Há alguma taxa de visitação?
A entrada é gratuita.

7. Em que horários o público pode visitar o Museu?
O Museu está funcionando de de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

8. O Museu exibe exposições temporárias?
Desde a sua inauguração, realizamos diversas exposições temáticas históricas e lúdicas.

9. Como faço para doar peças para o Museu?
Para fazer uma doação, o interessado deve entrar em contato pelo (35) 3690-2716. A equipe vai avaliar caso a caso para verificar se a peça pode ser incorporada ao acervo.

Print Friendly, PDF & Email