Regulamento

MISSÃO
Proporcionar o desenvolvimento cultural a todos os cidadãos de forma a responder às necessidades de indivíduos e grupos nas áreas da educação, informação e desenvolvimento pessoal através da informação em todos os níveis, da multiplicidade de seus recursos e do estímulo à leitura como forma de inclusão, participação e transformação social. A biblioteca tem um papel importante na sociedade pois através dela é-nos facultado o acesso a um amplo e diversificado leque de conhecimentos, ideias e opiniões. A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus atualizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Portanto deve:

1. “Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa.”
2. “Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância.”

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA PÚBLICA

  • Empréstimo domiciliar de livros, obras de literatura para leitura e de obras de pesquisas para serem feitas em casa ou no recinto;
  • Acesso gratuito a internet e e-mail;
  • Leitura e pesquisa local;
  • Orientação à pesquisa bibliográfica;
  • Pesquisa em documentação referente a Cidade de Varginha(MG);
  • Programação cultural;
  • Visitas para escolares, mediante agendamento.

SETORES DA BIBLIOTECA PÚBLICA

REFERÊNCIA
O Setor de Referência oferece atendimento especializado ao usuário, orientações para estudos e pesquisas e consulta ao acervo. É composto de enciclopédias, dicionários, anuários, folhetos e pastas de recortes, acervo geral, jornais diários e revistas.
MULTIMEIOS
O Setor de Multimeios oferece ao público acesso gratuito à internet, para pesquisas, digitação e envio de e-mails.

O REGULAMENTO DO SETOR:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
das 7h30min às 17h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA INTERNET (EM MANUTENÇÃO)
das 7h30min às 17h

CONDUTA DO USUÁRIO

  • Solicitar seu acesso ao atendente na recepção que anotará seu horário de entrada , saída e assunto da utilização no cadastro de acesso diário;
  • Favor deixar o micro em tempo hábil;
  • O acesso é permitido para uso de apenas um usuário por computador;
  • Ao término da pesquisa deve retirar-se imediatamente do micro;
  • Apenas usuários cadastrados na biblioteca terão direito ao acesso à internet;
  • A cada usuário o tempo permitido é de 30(trinta)minutos, três vezes por semana;
  • Durante a pesquisa, o usuário deverá manter-se em silêncio, o contrário fará com que seja solicitado retirar-se do micro;
  • Solicita-se o favor de não permanecer no local portando pastas, mochilas e sacolas;
  • O lanche é proibido junto aos micros;
  • É proibido usar celular de forma a perturbar os demais pesquisadores;
  • A navegação por site erótico, pornográfico e/ou anti-ético é expressamente proibida. O usuário que infringir esta norma terá seu acesso a internet bloqueado;
  • No caso de danos provocados por brincadeiras no computador o usuário será notificado;
  • O usuário com qualquer problema ético com a biblioteca ficará impossibilitado de acessar a internet.

ARQUIVO DE DADOS MUNICIPAIS
O arquivo de dados Municipais reúne, divulga e preserva, criteriosamente, toda a produção bibliográfica existente da cidade, assegurando aos pesquisadores acesso aos dados históricos de Varginha(MG).

BRAILLE
A Biblioteca Pública Municipal possui exemplares em Braille, viabilizando o acesso a leitura aqueles portadores de deficiência visual que queiram utilizar-se dos mesmos.

EMPRÉSTIMO
Existem cerca de 20 mil títulos para empréstimo, entre eles: obras de literatura, biografias, auto-ajuda e outros. O setor de empréstimos da Biblioteca Pública Municipal funciona na Praça Matheus Tavares nº 99 (Estação ferroviária).

TELEFONE: 3690-2141

SEÇÃO DE INSCRIÇÃO E EMPRÉSTIMO
Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar, o interessado deverá fazer seu cadastro na Biblioteca.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Carteira de identidade e ou Certidão de nascimento;
Comprovante de Residência: Conta de água, luz ou telefone ou, ainda, correspondência recebida por via postal, nos últimos três meses.
(Observe-se que, qualquer um desses documentos deve ser atual e estar em nome do usuário interessado na inscrição)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Menores de 10 (dez) anos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis;
Os dados de cadastro de leitor deverão ser renovados anualmente;

EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO

  • Para emprestar, renovar empréstimo e devolver livros, o usuário deve observar os seguintes procedimentos:
  • Dirigir-se ao setor de empréstimo com os livros que deseja retirar. Pode-se tomar por empréstimo até três livros circulantes de cada vez, desde que sejam de títulos diferentes;
  • O prazo de empréstimo é de (15) quinze dias, podendo ser renovado por mais uma vez, pelo mesmo período, com exceção dos livros indicados para os concursos vestibulares e solicitados pelas escolas, por razões de interesse coletivo;
  • Os livros são emprestados em absoluta confiança: o usuário é responsável pela guarda e devolução dos mesmos na data indicada e nas mesmas condições do empréstimo;
  • O livro emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido no setor de empréstimo. Quando entregue ou deixado nas salas a devolução não é processada, impedindo novo empréstimo e gerando multas que não poderão ser abonadas;
  • Se na data da devolução não houver expediente na Biblioteca, os livros devem ser devolvidos no primeiro dia útil seguinte.

EXTRAVIO DE LIVRO
Se houver dano ou extravio do livro emprestado é obrigatória a reposição com título igual. Em caso de edição esgotada, a reposição deve ser feita com livro de assunto e valor equivalente ao extraviado, conforme indicação da Biblioteca Pública.

ADMINISTRAÇÃO
Dentre as atividades realizadas pela Administração da Biblioteca Pública Municipal destacam-se aquelas relacionadas ao planejamento, avaliação e discussão dos serviços prestados, elaboração de projetos, busca de parcerias, distribuição de tarefas, coordenação de recursos humanos e materiais, atuando em consonância com as orientações emanadas da Secretaria de Educação e Cultura.

PROCESSAMENTO TÉCNICO
No Setor Técnico realiza-se o processamento técnico informatizado dos materiais que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal: inclusão de dados na base, classificação, indexação e catalogação dos materiais.

RESTAURAÇÃO
As obras da Biblioteca Pública necessitam permanente recuperação e restauro para que tenham maior durabilidade e possam rapidamente ser disponibilizadas para os usuários. A Restauração realiza um meticuloso trabalho através de seus profissionais, contando ainda com a ajuda de voluntários e parceiros. Tomam-se todos os cuidados para que os livros, revistas, álbuns e outros materiais não sejam descaracterizados com essa recuperação.

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