Obra de Recuperação e Restauração do Conjunto Arquitetônico da Usina da Ilha Grande

Os serviços incluem o desassoreamento das estruturas arquitetônicas do complexo hidrelétrico, que foi iniciado em outubro de 2019, a recuperação e restauração da barragem principal, da câmara de carga, da antiga casa de máquinas, da ponte de acesso à usina, das comportas desarenadoras, dos equipamentos hidromecânicos, dos sistemas de adução e sucção, substituição parcial do piso da antiga casa de máquinas; reconstrução do canal de fuga e adução. Além disso, serão feitas novas instalações elétricas, hidromecânicas e de prevenção e combate a incêndio e pânico.
A execução da obra está prevista para ocorrer no prazo de 18 a 24 meses, conforme cronograma da empresa Compasso Energia S/A, responsável pela execução da obra de recuperação e recapacitação da antiga Usina da Ilha Grande. A Compasso é especializada em repotenciação e construção de usinas hidrelétricas, sendo proprietária de diversas outras usinas no sul de Minas, nas cidades de Ouro Fino, Campestre, Carvalhos, Liberdade, Ibiraci, entre outras. A ação de reforma e restauração da usina hidrelétrica teve seus recursos viabilizados pelo Banco do Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG e pela empresa Compasso Energia S/A.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Usina da Ilha Grande é composto pela antiga casa de máquinas, barragem principal e entorno com suas comportas, canal de adução, câmaras de carga, canal de fuga e barragem de equilíbrio. Este conjunto foi abrigado com a formação de uma ilha artificial que está totalmente integrada ao meio ambiente natural, formando um conjunto de peculiar beleza paisagística. O tombamento do conjunto foi efetuado em 2013, tendo sido inscrito no Livro do Tombo dos Bens Arqueológicos, Etnológicos e Paisagísticos.
Construída entre os anos 1912 e 1914, a antiga usina do Braço Seco, situada na área rural de Varginha, apresentou importância para o desenvolvimento do município, constituindo um marco histórico das instalações de hidrelétricas no Brasil, e do fornecimento de energia elétrica para quase todo o sul de minas nas primeiras décadas do século XX, tornando-se inclusive um ponto de atração turística, educacional e cultural na região.

Diário da obra

Desativada desde 1980, uma das principais usinas do Sul de Minas, localizada no bairro Penedo, finalmente se transformou num canteiro de obras em meados de outubro de 2019. Dada a complexidade e idade do monumento arquitetônico, inaugurado em 1914, o processo de restauração não é nada simples. Até mesmo a argamassa a ser utilizada na recomposição das alvenarias de pedra das estruturas que compõem a usina precisa se assemelhar às da época da construção, havendo a necessidade de buscar por processos químicos semelhantes.
Para apresentar os avanços na reforma do conjunto tombado pelo patrimônio histórico municipal e mostrar os cuidados e detalhes que uma obra desse porte exige, a Fundação Cultural de Varginha preparou uma série de vídeos chamados “Diário de Obra”. Esta foi uma forma de oferecer ao público a oportunidade de conhecer um pouco da história dessa belíssima usina, que foi extremamente importante para o desenvolvimento de Varginha e região e de acompanhar o dia a dia da obra com segurança, mostrando a evolução das obras de recuperação, reabilitação e restauração do bem cultural por meio de vídeos e fotografias.
No primeiro episódio, são mostrados a história da Usina da Ilha Grande e seus reflexos no desenvolvimento de Varginha e região e o processo de reconstrução do canal de adução e a recuperação das demais estruturas do complexo hidrelétrico. Clique no vídeo abaixo para conferir.

Print Friendly, PDF & Email