Bens inventariados
O que é inventário?
O Inventário é um instrumento de política cultural voltado para o conhecimento e identificação de bens culturais. É uma forma de proteção que permite resguardar o registro das peculiaridades dos bens culturais, contribuindo assim para a preservação da história das comunidades. Constitui-se em um dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural que tem por objetivo preservar, como patrimônio cultural, imóveis de valor histórico, arquitetônico, urbanístico, ambiental, simbólico, manifestações culturais e também aqueles bens de valor afetivo para a população. Além de ser um instrumento fundamental para o desenvolvimento da prática de preservação pelo Município, subsidiando o planejamento da cidade.
Por meio do inventário é possível identificar as referências culturais e, consequentemente, documentá-las. A importância da documentação das referências culturais pode ser verificada de diversas maneiras: enquanto preservação da memória de determinadas práticas culturais; como forma de reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo; como produção de conhecimento para as futuras gerações; divulgação da diversidade cultural; e, inclusive para a proposição de políticas públicas.
Os resultados desses trabalhos de investigação são cadastrados em fichas, pelo Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação, onde há a descrição sucinta do bem inventariado, constando informações básicas quanto a sua importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias, mapas ou vídeos.
Além de mapear os bens de relevância cultural para o município, o Núcleo de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Varginha, realiza um trabalho de caráter permanente, que mantém atualizado o conhecimento sobre os espaços, manifestações culturais e edificações com interesse para preservação, bem como o perfil arquitetônico e urbanístico de cada bairro da cidade.
Com o objetivo de promover o patrimônio cultural local, o Portal da Fundação Cultural de Varginha atua como um importante instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos e as ações de salvaguarda.