Educação Patrimonial

Cartilha “Memórias das Catanduvas: Varginha e seu Patrimônio Cultural”

A cartilha foi lançada durante a 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural no dia 27 de setembro de 2013. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Varginha.


Cartilha “No Caminho de Reis: entre cores e cantos”

A cartilha “No Caminho de Reis: entre cores e cantos” foi lançada durante a 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, no dia 22 de setembro de 2015. É um resgate único em Varginha, onde está impressa a compreensão dos rituais, das simbologias e das crenças que permeiam as Companhias de Reis da cidade.

Veja o documentário elaborado pela TV Princesa:


 
Cartilha “Cozinha das Geraes: sabores segredos e tradições”

A cartilha foi lançada no dia 19 de agosto de 2019 durante a programação da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural. A publicação faz um resgate de 34 deliciosas receitas que marcam a culinária em Minas Gerais. Além dos pratos, o livro contém curiosidades sobre algumas guloseimas e ainda frases de chefs e historiadores.


 
Cartilha “Patrimônio Histórico – Varginha: nossa história, nosso presente”

A publicação foi lançada durante o I Seminário do Patrimônio Cultural, que aconteceu no Theatro Municipal Capitólio no dia 22 de outubro de 2019. A cartilha conta a história dos 30 bens protegidos pelo Patrimônio Municipal, como o Theatro Capitólio, Estação Ferroviária, Folia de Reis, dentre outros.

Livro Fotografias

O livro Fotografias, de autoria de Cláudio Henrique Martins, foi lançado neste mês de dezembro. Ele é um compêndio de informações sobre aspectos da Coleção Nico Vidal, no que tange os cartes cabinet e de visite, fotografias realizadas em Varginha, além de comentários sobre os principais fotógrafos compreendidos deste mesmo acervo.
São imagens do final do século XIX e início do século XX, importantes objetos museológicos para a cidade, já que nelas estão contidas algumas informações que ajudam a contar a nossa história, seja por meio dos retratados ou de anotações que as acompanham.

Leia abaixo ou faça o download (arquivo .pdf)