Prefeitura de Varginha destina auxílio financeiro para Companhias de Reis

A Prefeitura de Varginha, por intermédio da Fundação Cultural, realizou na noite desta terça-feira (04/02) a entrega do auxílio financeiro concedido aos grupos de Folia de Reis do município. A reunião foi conduzida pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, e contou com a participação do diretor do Museu Municipal, Apoliano Rios; do contador da Fundação Cultural, Sérgio Hitoshi Yano; e da representante da Associação Artística Marlene Paiva, Lídia Paiva.

“Essa contribuição é um incentivo para que as folias percorram as ruas da cidade. Fazer essa festa é muito gratificante para mim e para toda equipe da Fundação Cultural. Temos dado total apoio para manter esta tradição em Varginha”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, conduziu a reunião com os grupos de Folia de Reis.

A contribuição de R$ 2 mil para cada companhia já é realizada a vários anos e foi aprovada em 2019 pela Câmara Municipal por meio da Lei 6.659. O recurso é destinado para a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos e também para transporte.

A Folia de Reis é um bem cultural imaterial de Varginha desde junho de 2015, quando o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o registro dos grupos de Folia de Reis varginhenses.

Cláudia Aparecida Modesto, da Companhia de Reis Cardoso e Amigos, destaca que as companhias têm um custo com os instrumentos, com os adornos e com os uniformes, por isso essa verba ajuda a manter os grupos. “Para a gente é muito importante esse dinheiro para manter essa tradição, levar essa fé para o povo de Varginha”, relata.

Cláudia Modesto, da Companhia de Reis Cardoso e Amigos, recebeu o auxílio financeiro.

A Fundação Cultural formou no ano passado uma Comissão Monitora das Companhias de Reis com o objetivo de atestar a efetiva participação dos grupos nos anos de 2019/2020 e 2020/2021 e os novos cadastros no Sistema Municipal de Cultura. A Comissão verificou que 18 grupos atenderam todos os critérios estabelecidos para receber os recursos este ano.

“A atuação da Fundação Cultural só fez melhorar o andamento das Companhias de Reis. É um trabalho sério, muito bom e que deixa a gente mais organizado. Já estamos nos preparando para estar juntos no final do ano com essa fé e esta alegria”, destaca Vítor Lúcio da Silva, da Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos.

Vitor Lúcio da Silva, da Companhia Imaculada Mãe dos Anjos, destacou o papel da Fundação Cultural na organização das companhias.