Biblioteca Pública

Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro – 37002-020 – Varginha/MG
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Cadastro: para que o usuário possa levar livros para casa é necessário se cadastrar apresentando a identidade e comprovante de endereço.
Mais informações:
Tel.: (35) 3690-2141
E-mail: [email protected]

HISTÓRIA

A Biblioteca Pública Municipal Deputado Domingos de Figueiredo foi criada em 29 de novembro de 1960, através da lei Municipal nº 306, sancionada pelo então Prefeito José Resende de Paiva.
Foi fundada em 18 de agosto de 1962 e funcionou a princípio no prédio nº 56 da Praça Pinto de Oliveira, com um acervo de pouco mais de 1.000 livros adquiridos por meio de doações e compra pela prefeitura, e com duas funcionárias para atendimento.

O Prefeito Dr. João Eugênio do Prado, verificou a necessidade de dar a Biblioteca um prédio próprio. Então, dia “7 de outubro de 1972”, a biblioteca passou a funcionar na Rua Delfim Moreira, no último andar com instalações modernas dando aos seus consulentes maior conforto.

No governo do Prefeito Aloísio Ribeiro de Almeida o acervo da biblioteca era de apoximadamente cinco mil e oitocentos volumes.

Em 2000 o governo do Prefeito Antônio Silva, a biblioteca já possuía um acervo de aproximadamente 16.318 no total, neste ano foi realizado o concurso para contratação de uma bibliotecária, foi nomeada Eliana Cristina Costa.

Em 2002, no governo do Prefeito Mauro Tadeu foi nomeada a bibliotecária Miriam Dande dos Santos.
A partir do ano de 2003 a Biblioteca Pública Municipal começou a funcionar em novo endereço à rua presidente Antônio Carlos, nº258. Antigo Forum (Palacete Vila Vica).

Em Junho de 2004 foram instalados quatro microcomputadores para os usuários da biblioteca e com acesso gratuito a internet.

Em 2005 o Sistema de Empréstimo da Biblioteca foi automatizado e o acervo recebeu vários lançamentos literários.

Em novembro de 2008,na gestão do Prefeito Eduardo Antonio Carvalho “Corujinha” a biblioteca mudou-se para a Estação Ferroviária situada a Praça Matheus Tavares nº 99.

Em 2009 a biblioteca foi contemplada com o (PHL) programa de automação facilitando os trabalhos e interagindo setor de empréstimos com serviços técnicos.

A bibliotecária Ernestina Maria Campos Dantas prestou seus serviços contratada de 2012 a 2016.
Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal utiliza o software “SOPHIA” com acervo cadastrado de 8.967 títulos e 15.615 exemplares.

A biblioteca tem um papel importante na sociedade pois através dela nos é facultado o acesso a um amplo e diversificado de conhecimentos, ideias e opiniões. A biblioteca pública é um centro de informação e assegura a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa e também cria, incentiva e fortalece o hábito de leitura nas crianças, desde a primeira infância.

SETORES E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA PÚBLICA

– Seção Infantil e infanto juvenil
– Acervo diversificado e informatizado
– Área para estudo
– Biblioteca Virtual com 06 computadores
– Serviços de Orientação à consulta
– Indexação e normalização
– Acesso gratuito a internet
– Wifi
– Leitura e pesquisa local
– Orientação à pesquisa bibliográfica
– Pesquisa em documentação referente a Cidade de Varginha(MG)
– Programação cultural
– Visitas escolares, mediante agendamento
– Parceria com bibliotecas, ONGs e espaços de convivência e entidades que trabalham com populações em vulnerabilidade social interessadas em receber doações de livros é necessário entrar em contato com a biblioteca. Assim que alguma doação estiver disponível entraremos em contato.

EQUIPE

  • Dorival Ribeiro de Oliveira – Oficial Administrativo
  • Eliana Cristina Costa – Bibliotecária – CRB6 1474
  • Jade Oliverta Favrin Dib – Oficial Administrativo