Biblioteca Pública “Dep. Domingos de Figueiredo”
Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro – 37002-020 – Varginha/MG
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Como posso pegar livros para ler? Para que o usuário possa levar livros para casa, é necessário se cadastrar apresentando a identidade e comprovante de endereço.
Mais informações:
Tel./WhatsApp: (35) 3690-2141
E-mail: biblioteca@fundacaoculturaldevarginha.com.br
História
A Biblioteca Pública Municipal “Deputado Domingos de Figueiredo” foi criada por meio da Lei Municipal nº 306, de 29 de novembro de 1960. Funcionou até 1967 na Praça Pinto de Oliveira. Em outubro de 1972, a biblioteca passou a funcionar na Rua Delfim Moreira. Em 2003, passou a funcionar em novo endereço à Rua Presidente Antônio Carlos, nº 258 (Palacete Vila Vica). Em novembro de 2008, a biblioteca mudou-se para o prédio da Estação Ferroviária, situado a Praça Matheus Tavares. Hoje, a biblioteca é um Setor da Fundação Cultural do Município de Varginha e, desde 2014, funciona na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro, no Casarão Mariana Figueiredo Frota.
A Missão
Reunir e organizar acervos bibliográficos, incluso audiolivros e obras em braille, para serem colocados a serviço da comunidade, incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Varginha e região.
Empréstimo
O empréstimo de livros oferece ao leitor livros de diversas áreas do conhecimento, focando principalmente na Literatura. Todos os cidadãos com residência comprovada em Varginha e portadores de um documento de identidade podem fazer o cadastro gratuito na Biblioteca, podendo levar até 3 livros por um período de 15 dias.
Infantojuvenil
O setor Infantojuvenil oferece livros clássicos infantis e infantojuvenis, para público a partir de 0 anos de idade, além de revistas, livros em quadrinhos, mangás, gibis e brinquedoteca.
Sala de leitura
A Sala de Leitura disponibiliza obras de referência e livros informativos sobre diversas áreas do conhecimento. O setor conta no momento com um espaço coletivo de estudos para até 6 pessoas.
Serviços
Visitas guiadas, empréstimo de livros, contação de histórias, feiras de trocas de livros, biblioteca vai a escola e vários eventos culturais são um convite permanente para a biblioteca e para o mundo da fantasia.
Computadores
Disponíveis para estudos, pesquisas e trabalhos de teor educativo para todos os leitores, auxiliando na obtenção de informações atualizadas.
Espaço literário Cícero Acaiaba
Inaugurado no dia 11/02/2020, o Espaço conta com uma seção especial dedicada aos escritores varginhenses, onde seus livros estão em lugar de destaque (clique aqui para saber mais).
Como doar livros para a Biblioteca
A Biblioteca Pública recebe com alegria doações de livros, materiais bibliográficos e audiolivros. Quem avalia as doações é a equipe da Biblioteca, sempre com base na Política de Desenvolvimento de Acervos.
Equipe
• Eliana Cristina Costa – Bibliotecária – CRB6 1474
• Jade Oliveira Favrin – Oficial Administrativo
• Rodrigo Paulino – Auxiliar de Serviço de Manutenção e Conservação
Quem foi Domingos de Figueiredo?
Domingos Marcelino dos Reis Figueiredo nasceu em Lavras (MG) em 1º de agosto de 1873, filho de João Urbano de Figueiredo e de Inocência dos Reis Figueiredo. Fez os estudos secundários nos colégios São Luís Gonzaga, no município paulista de Itu, e Moretzsohn, na capital paulista. Ingressou depois na Faculdade de Direito de São Paulo, mas transferiu-se para a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, onde concluiu seu curso universitário. Em 1915, foi eleito deputado federal por Minas Gerais e exerceu o mandato de maio do mesmo ano a dezembro de 1917. Ao longo de sua trajetória profissional exerceu ainda atividades ligadas à agricultura e ao direito, tendo sido promotor público no município mineiro de Três Pontas.
Saiba mais no livro Quem foi – a história por trás dos nomes das escolas públicas de Varginha (.pdf), editado pela Câmara Municipal de Varginha em 2019.