Biblioteca Pública “Dep. Domingos de Figueiredo”

Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro – 37002-020 – Varginha/MG
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Cadastro: para que o usuário possa levar livros para casa é necessário se cadastrar apresentando a identidade e comprovante de endereço.
Mais informações:
Tel.: (35) 3690-2141
E-mail: biblioteca@fundacaoculturaldevarginha.com.br

Acesse nossa página no Facebook para saber as últimas informações.

 

 


História

A Biblioteca Pública Municipal “Deputado Domingos de Figueiredo” foi criada através da Lei Municipal nº 306 em 29 de novembro de 1960, e hoje é um Setor da Fundação Cultural do Município de Varginha.

A biblioteca pública tem um papel importante na sociedade pois através dela nos é facultado o acesso a um amplo e diversificado mundo de conhecimentos. A biblioteca objetiva reunir, preservar, organizar e divulgar um acervo informativo e literário para a comunidade. Espaço democrático por excelência, a biblioteca municipal permite acesso direto e gratuito à leitura informativa e de lazer por parte de qualquer cidadão, independente de idade, raça, credo, grau de escolaridade e nível social.

 

Casarão Mariana Frota, onde estão instalados a Biblioteca Pública e o Museu Municipal.

 

A Missão

Reunir e organizar acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade; incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais.

 

Empréstimo

O Empréstimo Domiciliar oferece ao leitor livros de diversas áreas do conhecimento.
Menores de 16 anos precisam também da presença de um dos pais ou responsável, ou de uma autorização assinada por eles.

 

Referência e estudos

O setor de Referência e estudos disponibiliza obras de referência e livros informativos sobre as mais diferentes áreas do conhecimento. O setor também oferece apoio à pesquisa, espaço de Internet e sala de estudos individuais.

 

Infantojuvenil

O setor Infantojuvenil oferece livros clássicos e a produção literária atualizada para crianças, jovens e adolescentes, além de revistas e livros em quadrinhos e brinquedoteca.

 

Eventos

Teatro, espaço de oficinas, espaço juvenil, e vários eventos culturais são um convite permanente para a biblioteca e para o mundo da fantasia.

 

Notícias

 

Como doar livros para a Biblioteca

A Biblioteca Pública recebe com alegria doações de livros, materiais bibliográficos e audiovisuais. Quem avalia as doações é a equipe da biblioteca , sempre com base na Política de Desenvolvimento de Acervos.

 

Quais são os materiais mais valiosos para a biblioteca pública?

  • livros de literatura;
  • livros informativos atualizados (menos de 5 anos de publicação);
  • primeiras edições de livros de literatura e exemplares autografados por seus autores;
  • revistas semanais (somente as do ano corrente);
  • revistas em geral (menos de 5 anos de publicação);

 

E quais materiais não têm a ver com nosso acervo?

  • livros didáticos;
  • livros que não estão em bom estado de conservação (mofados, rasgados, sem capa, etc);
  • fitas cassete e VHS, que já estão obsoletos;
  • jornais correntes;
  • revistas de faculdades e universidades;

Devem passar por avaliação prévia:

  • materiais audiovisuais (CDs, DVDs, BluRay);
  • revistas e jornais históricos;

Para onde vão as doações recebidas?

  • Compor o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Varginha.
  • Ser repassada a projetos de incentivo à leitura da sociedade civil, descentralizando assim o acesso à literatura e à informação.
  • Se, por algum motivo, o material recebido não se encaixar no acervo da Biblioteca, ele poderá ser doado a bibliotecas especializadas, bibliotecas universitárias, projetos de leitura, etc. ou ainda ser encaminhado para a reciclagem. A partir do momento em que recebe o material, a Biblioteca é livre para decidir como encaminhá-lo. Por isso, antes de fazer a sua doação, observe se ela se encaixa nas nossas necessidades. É a melhor forma de garantir que os itens sejam bem aproveitados.

**Infelizmente, a biblioteca não dispõe de carregadores para auxiliar no transporte dos livros. Pedimos aos doadores que venham preparados para levar os materiais, sem ajuda.**

 

Consulta online ao acervo

A consulta online é um recurso oferecido pela Biblioteca Pública Municipal Deputado Domingos de Figueiredo. Clique aqui para acessar. Se por algum motivo ela não for possível, entre em contato com à Biblioteca pelo telefone (35) 3690.2141 ou Email: biblioteca@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

 

Consulta online ao acervo de domínio público

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

 

Equipe

• Eliana Cristina Costa – Bibliotecária – CRB6 1474
• Jade Oliveira Favrin Dib – Oficial Administrativo
• Eliana Batista Coimbra – Professora de Artes

 

Quem foi Domingos de Figueiredo?

Domingos Marcelino dos Reis Figueiredo nasceu em Lavras (MG) no dia 1º de agosto de 1873, filho de João Urbano de Figueiredo e de Inocência dos Reis Figueiredo.

Fez os estudos secundários nos colégios São Luís Gonzaga, no município paulista de Itu, e Moretzsohn, na capital paulista.  Ingressou depois na Faculdade de Direito de São Paulo, mas transferiu-se para a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, onde concluiu seu curso universitário em 1894.

Em 1915, foi eleito deputado federal por Minas Gerais e exerceu o mandato de maio do mesmo ano a dezembro de 1917.

Ao longo de sua trajetória profissional exerceu ainda atividades ligadas à agricultura e ao direito, tendo sido promotor público no município mineiro de Três Pontas

 

Referências bibliográficas

Luciana Pinheiro FONTES: CAM. DEP. Deputados brasileiros (p. 67); MONTEIRO, N. Dicionário (v. 1, p. 253).

DICIONÁRIO histórico-biográfico brasileiro: pós 1930. 2. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: FGV Ed.: CPDOC, 2001. 5v. (xxxiv, 6211p.), il., fac-símiles, ret., 28 cm. Bibliografia: p. [6151]-6211. ISBN 8522503419 (enc.). Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/acervo/

Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados.  Deputados brasileiros, 1826-1976.  Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1976.  236 p. Disponível em: http://biblioteca2.senado.gov.