Centro de Documentação e Memória

O Centro de Documentação e Memória (CEDOC) foi instituído pela Fundação Cultural de Varginha por meio da Portaria nº 428/2022, de 22 de novembro de 2022. De acordo com o Art. 7º., compete ao CEDOC:

I – implantar, coordenar e controlar as atividades de gestão de documentos de arquivo, em seu âmbito de atuação, em conformidade com as normas aprovadas pelo Arquivo Público Municipal;

II – implementar e acompanhar rotinas de trabalho desenvolvidas em seu âmbito de atuação, relativamente à padronização dos procedimentos técnicos referentes às atividades de produção, classificação, registro, tramitação, arquivamento, consulta, expedição, avaliação, eliminação, transferência, recolhimento e preservação de documentos ao Arquivo Público Municipal, visando o acesso aos documentos e informações neles contidas;

III – elaborar Planos de Classificação de Documentos (PCD) e Tabelas de Temporalidade de Documentos (TTD), com base nas funções e atividades desempenhadas pelo órgão, bem como acompanhar a sua aplicação em seu âmbito de atuação;

IV – proporcionar aos servidores que atuam na área de gestão de documentos de arquivo a capacitação, aperfeiçoamento, treinamento e reciclagem indispensáveis ao bom desempenho de suas funções;

V – participar, com o órgão gestor, da formulação das diretrizes e metas do Sistema Municipal de Arquivos (SISMARQ).

Acesse na integra a Portaria nº 428 – Criação e Regulamentação do CEDOC

Confira alguns itens disponíveis no CEDOC e que foram digitalizados

Resumo da história de Varginha

Clique nos links abaixo para conhecer um pouco da história de nossa cidade:

O escritor José Roberto Sales possui uma coleção de livros sobre a história de Varginha que estão disponíveis on-line.

Fotos antigas de Varginha

Livros e jornais sobre a história de Varginha